Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Interação da escola com a comunidade
O projeto ‘Poesia Rima com Geografia’, desenvolvido pela professora Rita Márcia Jardim Daflon Gama, na Escola Municipal Alberto Augusto Thomaz, no bairro Cantelmo, em Cantagalo, incentiva os alunos através da poesia. “A importância do projeto está no fato de os jovens se sentirem prestigiados, poderem mostrar seus talentos e, principalmente, porque eles se interessaram ainda mais pela escrita e pela leitura. Para os pais que puderam participar ainda mais de perto da vida escolar de seus filhos, foi a comprovação de que a escola busca a valorização de cada aluno”, afirmou a professora Rita Márcia Daflon Gama, acrescentando que o projeto envolveu cerca de 60 estudantes.
O projeto teve início quando a escola participou, a partir de 2011, do curso de educação ambiental promovido pelo programa Elos de Cidadania, que também envolveu outras escolas, com cerca de 1,3 mil alunos. O ‘Programa de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania (Elos de Cidadania)’ é uma realização da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (Seam/Sea), em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e conta com apoio da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cecierj) e que também conta com financiamento do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam-RJ).
No final de maio de 2012, os alunos leram e escolheram quais poesias deveriam ser escolhidas para representar cada turma na culminância do projeto, que foi realizada na antiga sede social do Cantagalo Esporte Clube, no Centro da cidade. Além disso, outros 63 textos foram selecionados para fazerem parte do livro ‘Poesia Rima com Geografia’, editado pela Secretaria Municipal de Educação. Representando a comunidade – o bairro Cantelmo –, pessoas foram convidadas a mostrarem seus talentos na culminância do projeto. Elas tiveram seus trabalhos expostos numa área chamada de ‘Talentos da Família Alberto’, numa referência à escola e ao seu entorno.