Escola Maria Mendonça se prepara para as Olimpíadas Escolares 2012

Badminton e xadrez são o forte da escola

Tradicional e importante competidora nas Olimpíadas Escolares, a Escola Estadual Maria Mendonça, da localidade de mesmo nome em Trajano de Moraes, iniciou a seletiva para as Olimpíadas Escolares de 2012 no mês de fevereiro e, após mais de 30 dias de competição interna, os atletas começam a garantir as suas vagas para as competições de xadrez e de badminton.

O objetivo do professor Nilton Riguetti, responsável pelo treinamento das crianças, é manter o nível de jogo e a concentração dos alunos, sobretudo na competição de xadrez, em que a escola é campeã ano a ano, desde 2005. “Não podemos perder o foco da competição. O fato de sermos campeões nos dá ainda mais responsabilidade. Precisamos manter nosso treinamento para representarmos dignamente nosso município, independente do resultado”, ponderou.

Para este ano, a preocupação maior do professor é com a grande renovação que a equipe A, de 12 a 14 anos, vai sofrer. “Perdemos importantes  atletas que mudaram de categoria ou saíram da escola. Na equipe masculina só ficou Wíverson, o atual campeão da escola, e na feminina, só temos Josiane, atual medalhista de bronze nas olimpíadas. Teremos que preparar outros cinco atletas para comporem cada categoria”, afirmou.

Nas Olimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, também competem alunos da categoria B, de 15 a 17 anos. Nesta categoria, as mudanças das equipes são menores e o professor Riguetti aposta na experiência de alguns alunos para  superar as dificuldades. “Eles já têm experiência de competição e podem ajudar as suas equipes, inclusive na fase de treinamento, que se inicia em abril”, disse. Na equipe masculina, a escola conta com Lucas Malavazi da Silva, campeão das Olimpíadas Escolares em 2010, ainda pela categoria A, além de outros atletas vencedores em vários torneios.

A equipe de badminton também está em sua seletiva final e a expectativa do professor é melhorar o rendimento dos alunos nas Olimpíadas Escolares. Em 2011, a escola conquistou o vice-campeonato individual, com a aluna Vívian Hélia, além do vice-campeonato feminino e do terceiro lugar masculino, ambos por equipes. “Agora, nosso treinamento se intensificou e nossa equipe será ainda mais forte que no ano passado. Vamos tentar subir ao pódio com mais alunos”, afirmou, entusiasmado, o professor Nilton.

Ele acredita que o badminton é um esporte que dará muita visibilidade ao município de Trajano de  Moraes, assim como aconteceu com o xadrez. “Tenho a esperança que nossa equipe de badminton será sucesso estadual num curto período. Minha expectativa é ter um atleta convocado para a seleção estadual até 2013”, sonha o professor Nilton Riguetti.

Ver anterior

Cordeirense bate recorde em Friburgo

Ver próximo

Trajano de Moraes vai sediar segunda etapa estadual de downhill

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!