Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), do Ministério da Educação, visa promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica. Dentro dele, há o Programa Lousa Digital, usado para complementar o Computador Interativo (Projetor Multimídia), entregue anteriormente às escolas.
A distribuição desses equipamentos é parte das ações previstas no ProInfo Integrado, um programa de formação voltado para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais.
O ProInfo leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.
As duas escolas municipais de Bom Jardim que já receberam anteriormente seus laboratórios de informática do ProInfo foram inscritas no Programa Lousa Digital. A Secretaria Municipal de Educação de Bom Jardim providenciou a contrapartida ao fornecer as condições necessárias à execução do programa.
A Lousa Digital é uma ferramenta que transforma a superfície de projeção em um quadro interativo. Ela permite ao professor preparar apresentações em programas comuns de computador e complementar com links de sites, ou seja, durante a aula, é possível navegar na internet com os estudantes enquanto apresenta o conteúdo. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos. Pode-se, inclusive, escrever na tela por meio de um teclado virtual utilizando caneta ou o dedo.
O ensino passa a contar com recursos facilitadores, pois é possível, por exemplo, fazer apresentações do corpo humano em três dimensões e estudar geografia com a ajuda de mapas por satélite disponíveis em sites como o Google Maps ou Google Earth.