Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Em 19 de dezembro de 2014, a Prefeitura de Cordeiro, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, entregou à comunidade uma das mais importantes conquistas político-administrativas do ano de 2014: a Escola Técnica de Cordeiro, no Parque de Exposições Raul Veiga.
A unidade funcionará em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e oferecerá cursos profissionalizantes direcionados à área de metalmecânica. No primeiro semestre de 2015, qualificação em usinagem e soldagem. No segundo semestre, técnico em mecânica. A parceria foi viabilizada pelo prefeito Leandro Monteiro (PCdoB) e pelo secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e ex-aluno do IFF, Mauro Alvim.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas personalidades dos meios empresarial, social e político, incluindo os vereadores Anísio Costa (PMDB) e Gilbertinho Salomão (PSDC), e os deputados friburguenses Wanderson Nogueira e Glauber Braga, ambos do PSB.
Glauber Braga, autor da emenda que destinou o maquinário à escola técnica, afirmou que aposta no crescimento econômico da região e que é fundamental a capacitação para que ele se confirme, principalmente quando um município tem a vocação, como Cordeiro, para o setor metalmecânico.
O ex-secretário cordeirense e representante do município de Trajano de Moraes, Mário Alfredo Botelho, falou sobre o orgulho de ter contribuído para a conquista, passando a palavra ao atual secretário, que destacou a possibilidade de a escola técnica ser o primeiro passo para a vinda de um campus do IFF para o município, que seria o primeiro na Região Serrana. O instituto possui cursos de graduação em engenharia de controle e automação, engenharia ambiental, arquitetura, geografia, entre outros.
O reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas Pereira, enalteceu a parceria com Cordeiro, elogiou a iniciativa da Prefeitura de investir em cursos que formem profissionais para setores em crescimento no município e destacou a política do Governo Federal voltada ao ensino profissionalizante, apresentando números que demonstram um crescimento significante do país em ações que visam a inserção do jovem no mercado de trabalho.
O prefeito Leandro Monteiro agradeceu a todos que contribuíram com a escola técnica, inclusive os empresários locais que doaram a instalação elétrica para funcionamento do maquinário, e afirmou que continuará buscando alternativas para que Cordeiro possa capacitar os seus jovens e aumentar a geração de emprego e renda.
Em seguida, o prefeito descerrou a faixa inaugural ao lado do secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Mauro Alvim, do reitor do IFF e do coordenador e professor dos cursos na unidade de Cordeiro, Thiago Menezes.