Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Após dois anos sem desfilar, o Grêmio Recreativo Unidos de Cantagalo, Gresuc, a popular Vermelha e Branca, retornou em grande estilo a avenida do samba no Carnaval 2020 em Cantagalo. Embalados pelo enredo com o tema “Os passos do saber em páginas Vermelhas e Brancas”, a Escola trouxe três alegorias, um tripé, um elemento cinematográfico, oito alas e cerca de 350 componentes.
O enredo é de criação da carnavalesca Maria Laura Reis, neta do saudoso José Roberto Reis, um dos grandes nomes do Carnaval de Cantagalo e que teve seu irmão João Barranco participando do desfile neste ano. Segundo Maria Laura, a história começou ao encontrar um livro de seu avô falando sobre a sabedoria e a partir daí a criação foi surgindo ao visualizar a avenida de Cantagalo.
“Esta é a verdadeira história do saber da Vermelho e Branco. Vamos guardar isso prá sempre. Aqui estão as Pessoas da nossa história. Eu como Presidente agradeço a Maria Laura Reis por este lindo enredo. Com certeza Dr José Roberto nos conduziu na avenida”, destacou a presidente da Gresuc, Nilcea Latorre.
A famosa alegoria da Gresuc, o tradicional Galo, veio mais uma vez com muito brilho e surpresas. Na sua composição um de seus criadores, João barranco, estava sentado a frente simbolizado nos passos da sabedoria a figura de criador e criatura. Segundo relatos da presidente, João Barranco e o saudoso Sr. Nacib Mansur, entre outros componentes da época, foram responsáveis pela criação desta alegoria, que já está há 30 anos na escola.
A Gresuc realizou um brilhante desfile recheado de emoções e homenagens. Uma das surpresas foi o último carro alegórico, que era surpresa até mesmo para a Presidente da Escola. Preparado por Maria Laura, o carro trazia uma linda homenagem de um livro de página vermelha e branca, com nomes de pessoas que foram importantes na história da agremiação e já faleceram.
Ainda ao final uma linda homenagem da escola e familiares ao saudoso cantagalense Zezinho Lage, que faleceu no ano passado durante o carnaval. Zezinho foi presidente e um grande incentivador da Gresuc, ele vivia o dia-dia da escola e representava uma força muito grande na agremiação. Este ano sua neta, Ketlyn Tardin, foi a Rainha de Bateria da escola, mostrando que esta paixão vermelha e branca passa de geração para geração.
No encerramento, o prefeito Guga de Paula, recebeu no palanque para a entrega do troféu de participação a presidente da escola, Nilcea, membros da diretoria, e familiares de Zezinho Lage. Guga parabenizou pelo lindo desfile e, emocionado, lembrou do desafio proposto no Carnaval de 2019: trazer de volta ao Carnaval de Cantagalo as duas escolas de samba.