Concessionária Rota 116 espera 170 mil veículos durante feriado da Semana Santa
Nesta segunda-feira (7/4), foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Para prevenir essa prática e trazer o tema à reflexão, centenas de unidades escolares da rede estadual estão promovendo neste mês ações que visam conscientizar os estudantes. A atividade pedagógica faz parte do calendário letivo da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) e tem o objetivo de promover uma cultura de paz nas 1.233 escolas do estado.
O Colégio Estadual Infante Dom Henrique, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, foi um dos que desenvolveram atividades sobre o tema. A unidade realizou debates e trabalhou com a confecção de murais.
– Esta pauta é importante de ser abordada, porque é algo que acontece em vários lugares e escolas. Infelizmente, o bullying está por toda parte no mundo. Essas ações que estão sendo desenvolvidas no colégio nos mostram o que não devemos fazer – disse Luís Henrique, de 16 anos, aluno da 2ª série do Ensino Médio.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, salienta a importância da realização dessas atividades, que fazem parte do calendário da Seeduc.
— É de suma importância que tenhamos uma cultura de paz em nossas unidades. Essas ações demonstram que toda a comunidade escolar está engajada em trabalhar para termos um ambiente escolar seguro — afirmou a secretária.
Já no Colégio Estadual Ney Cidade, em Itaguaí, na Baixada Fluminense, os estudantes participaram de uma roda de discussão temática. Além disso, eles assistiram a uma palestra de psicólogas, em que puderam entender melhor sobre crises de ansiedade e aprenderam a como lidar com essas situações.
Nesta quinta-feira (10/04), está marcada uma palestra com psicólogas e assistentes sociais no Colégio Estadual 2° Tenente BM Sérgio Rodrigues da Silva, em Cordeiro, no Centro-Sul Fluminense, para abordar o tema.
Iniciativas da Seeduc para combater a violência nas escolas
A ferramenta Registro de Violência Escolar (RVE) é uma medida para ampliar a prevenção à violência no ambiente escolar. O serviço, disponibilizado na plataforma Conexão Educação, possibilita que as unidades escolares registrem, de maneira fácil e rápida, as situações de conflito ou eventos de risco na rotina escolar. O RVE faz parte do Plano de Ações Integradas de Segurança e Cultura de Paz nas Escolas (SegPaz), elaborado pela pasta, dentro das propostas apresentadas pelo Comitê Intersetorial de Segurança Escolar, criado pelo governador Cláudio Castro.
– A Secretaria de Educação possui um núcleo de inteligência que permite às escolas registrar ocorrência para qualquer tipo de violência, seja bullying, racismo, furto, agressão entre outras. As polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro e o Conselho Tutelar fazem uma leitura e podem intervir preventivamente em casos de risco para a comunidade escolar, a fim de garantir a segurança e a cultura de paz – destacou Roberta Barreto.
Além disso, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio), a Seeduc está promovendo um estudo socioemocional. A iniciativa tem como objetivo mapear e diagnosticar as principais necessidades psicológicas da comunidade escolar. O levantamento é realizado em 750 unidades escolares, por meio de uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Psicólogos, assistentes sociais e pesquisadores em educação, através do projeto Edubem, atuam divididos em 630 pesquisadores e 59 coordenadores de campo, percorrendo os 92 municípios fluminenses.