Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo, através do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, realizou a entrega de projetores com lousa digital para 37 unidades da zona rural, semana passada, com a presença dos diretores, da secretária Tânia Trilha e de membros da equipe do núcleo central do município.
Para a secretária friburguense, é gratificante poder beneficiar escolas rurais que têm mais dificuldade em ter acesso à tecnologia e, normalmente, são mais carentes do que as escolas da zona urbana. Segundo Tânia Trilha, o objetivo é desenvolver um trabalho mais eficiente e estimulante para as crianças a partir do uso do equipamento, que já vem com vários recursos didáticos instalados.
As lousas foram doadas pelo Ministério da Educação (MEC), através do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), que tem por objetivo apoiar, técnica e financeiramente, os estados, o Distrito Federal e os municípios para a implementação da política de educação da zona rural, visando à ampliação do acesso e a qualificação da oferta da educação básica e superior, por meio de ações para a melhoria da infraestrutura das redes públicas de ensino no país, a formação inicial e continuada de professores, a produção e a disponibilização de material específico aos estudantes do campo e quilombola, em todas as etapas e modalidades de ensino.
Segundo a coordenadora, Alessandra Jaccoud, a Secretaria Municipal de Educação se cadastrou no Pronacampo e a maioria das escolas da zona rural foi agraciada. Alessandra Jaccoud explica que o aparelho, além de portátil, é muito fácil de usar e já vem com o sistema operacional Linux Ubuntu.