Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
As agremiações, este ano, utilizaram diversas cores, sendo que a Village e a Saudade abusaram do dourado, branco, preto e vermelho, cores que fogem as do estandarte da escola, mas que, de certa forma, demonstram liberdade de criação. Os enredos abordaram temas como homenagem a todas as bandas da cidade e do país (Village), homenagem ao Rio São Francisco (Saudade), renascimento e esperança (Alunos do Samba) e sabedoria em troca de riqueza (Imperatriz).
Como em todos os anos, as agremiações mostraram que Nova Friburgo é o segundo melhor carnaval do estado do Rio de Janeiro, com os carros alegóricos cada vez maiores e bem trabalhados, com efeitos tecnológicos, além das fantasias, a cada ano com mais luxo, beleza e cuidado com os acabamentos.
Os números das agremiações também são prova da grandiosidade do carnaval friburguense. A Village entrou na avenida com 1,2 mil integrantes, 25 alas e cinco carros alegóricos. A Unidos da Saudade desfilou com seus mil componentes distribuídos por 22 alas. A Alunos no Samba contou com 850 componentes, quatro alegorias e 17 alas. E a Imperatriz de Olaria foi para a passarela do samba com 27 alas e cinco carros alegóricos.
No palanque oficial da Prefeitura, diversas personalidades ilustres, como o deputado Comte Bittencourt (PPS), que foi prestigiar a cidade, e o prefeito Rogério Cabral (PSD). Este, inclusive, acompanhou todos os desfiles com muita animação, saudando a cada ala que passava pelo palanque. Rogério Cabral agradeceu a presença de diversos secretários municipais e vereadores, que também deram uma passada pelo camarote do prefeito.
Para o prefeito Rogério Cabral, tudo esteve excelente. “Só tenho que agradecer à população pelo Carnaval da Família. O povo participando. Você pode olhar senhoras com o filho no colo. O nosso carnaval é verdadeiramente o Carnaval da Família, com segurança. Agradeço a dedicação da Polícia Militar, da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, é um conjunto de ações que fizemos em apenas 30 dias para garantir um carnaval com muita paz, com muita segurança. Para o ano que vem, vamos estruturar melhor ainda. Vamos renovar mais, colocar mais arquibancadas, para que o povo possa ter mais conforto e participar mais”, prometeu o prefeito.
O secretário municipal de Turismo, Alexandre Meinrardt, disse que todo o resultado que pode ser visto nas ruas, todos os dias, deve-se a um governo que trabalhou com harmonia, e o povo correspondeu, vindo à rua. “Uma cidade tranquila, como sempre. Estamos aqui para modificar, e vamos trazer de volta o brilho nos olhos do friburguense. Trabalhamos pelo Carnaval da Família e ele está acontecendo”, disse.
O presidente da Village no Samba, Renato de Andrade, disse, ao final do desfile, que foi muito trabalho, mas que é emocionante. “Achei linda a escola. Realizamos aquilo a que nos propusemos”. O presidente da Unidos da Saudade, Peter Filot, antes de entrar, falou que a sua escola faria um grande desfile e que a Saudade correria atrás do tricampeonato. “A família roxa e branca está em peso na avenida. Tenho certeza de que vai ser um dos melhores carnavais. É grande a aceitação. Friburgo é um celeiro do samba. As famílias estão aqui, de todas as agremiações”. O integrante da Comissão do Carnaval da Alunos do Samba, Warley Ferreira, estava muito satisfeito ao final do desfile, e disse que a proposta da escola foi alcançada. “Procuramos fazer uma leitura visual muito clara da nossa história”, disse.