Escolinhas de futebol são inauguradas em Cantagalo e Friburgo

O tempo instável do final de semana não tirou o brilho do lançamento dos novos polos do projeto Passaporte para Vitória, na região serrana.

No último sábado, dia 18 de dezembro, o deputado federal Luiz Lima e o ex-jogador de futebol Leo Moura subiram a serra e estiveram em São Pedro da Serra, Lumiar e Cônego, em Nova Friburgo e depois seguiram para Cantagalo. Nestas localidades, foram inaugurados os núcleos da escolinha de futebol do projeto Passaporte Para Vitória.

Idealizado por Welbert Pedro (CEO do projeto e chefe de Gabinete do deputado federal Luiz Lima), e executado pelo Instituto Leo Moura Sports, o projeto Passaporte para Vitória foi aprovado pela Secretaria Especial de Esportes, através da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), que analisou os requisitos técnicos e operacionais, posteriormente, chancelado pelo Ministério da Cidadania.

Escolinhas de futebol são inaugurados em Cantagalo e FriburgoAtualmente, o Passaporte para Vitória funciona em 15 municípios do estado do Rio de Janeiro, através de emenda parlamentar do deputado federal Luiz Lima, atendendo cerca de 4.500 crianças e jovens. Na região serrana, Sumidouro, Teresópolis, Macuco, Cantagalo, Cordeiro já contam com núcleos ativos do projeto.

Os dois núcleos que foram inaugurados em Nova Friburgo fazem parte de uma nova remessa com mais 18 unidades que serão implantados no estado, perfazendo um total de 33 núcleos, todos viabilizados através de emenda parlamentar do deputado federal Luiz Lima.

O público-alvo são meninos e meninas entre 5 e 15 anos de idade. Cada núcleo custa R$351.604,62 com a possibilidade de atender até 300 crianças cada, ofertando gratuitamente metodologia e todo material necessário para aprendizagem.

Vale ressaltar que, de acordo com análise de dados apurados pelo Instituto Léo Moura, os alunos matriculados no projeto apresentaram aumento de frequência na escola formal; melhoria no desempenho escolar; melhora de autoestima e pertencimento histórico do aluno junto a sua comunidade; melhor integração da criança junto ao ambiente familiar e socialização; melhora das condições físicas das crianças e, consequentemente, saúde e bem-estar.

Acreditamos que esporte e educação caminham juntos. Através da inclusão social pelo esporte, crianças e jovens também terão acesso a noções de cidadania, disciplina e convivência em equipe, assim como eu tive durante muitos anos nas piscinas”, afirmou Luiz Lima.

O chefe de Gabinete de Luiz Lima, Welbert Pedro, foi o grande articulador entre o mandato do parlamentar e o Instituto Léo Moura, além de ser o CEO do projeto.

A nossa intenção é proporcionar inclusão social dessas crianças em vulnerabilidade social através do esporte. O projeto busca, através do futebol, além da inclusão, a melhora do rendimento escolar, da saúde e da forma física dos seus beneficiários. Foi muito bacana poder ajudar nessa articulação e contemplar vários municípios do estado com este belíssimo projeto”, finalizou Welbert Pedro.

Ver anterior

“Pedagogia dos pontos fortes”, por Celso Frauches

Ver próximo

Projeto de energia solar vai ampliar atendimentos da APAE em Nova Friburgo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!