Escritor cantagalense participa, novamente, da Semana Euclidiana

O presidente do Grupo Euclidiano de Atividades Culturais de Cantagalo (Geac), Alex Vieitas, esteve, no período de 9 a 15 de agosto, participando da Semana Euclidiana, no município paulista de São José do Rio Pardo. Na cidade, o escritor cantagalense Euclides da Cunha morou por três anos, onde trabalhou como engenheiro na reconstrução de uma ponte metálica. A cidade paulista presta culto a Euclides da Cunha há mais de 100 anos, pois foi lá que ele escreveu ‘Os Sertões’, livro que conta a campanha de Canudos, no sertão baiano.

Alex Vieitas participa da Semana Euclidiana desde 1993, quando participou como estudante do Ciclo de Estudos Euclidianos. Atualmente, é palestrante no evento. Este ano, o tema da sua palestra foi ‘As quatro Canudos’, abordando aspectos da Guerra de Canudos, da formação do arraial, sua destruição e seu ressurgimento. Alex Vieitas esteve em Canudos em abril deste ano, fazendo pesquisas.

Na palestra, Alex Vieitas faz questão de divulgar Cantagalo e o euclidianismo cantagalense, citando euclidianos como a professora e poetisa Amélia Thomaz, que foi a primeira diretora da Casa de Euclides da Cunha, e Edmo Rodrigues Lutterbach, que foi escritor, palestrante e presidente das academias Fluminense e Cantagalense de Letras.

Alex Vieitas aproveitou o evento para divulgar seu livro ‘Tributo a Euclides da Cunha’, lançado em 2012, e que, este ano, ganhou uma segunda edição.

Ver anterior

Prefeitura de São Sebastião do alto implanta celular em Valão do Barro

Ver próximo

Alunos de escola municipal plantam 30 mudas de ipê no horto municipal

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!