Empreendedorismo em alta: programas universitários impulsionam novos negócios no Brasil
Paralelamente à realização dos festejos de maio, em Nova Friburgo, em comemoração ao aniversário daquela cidade, o escritor Luiz Henrique Silva, estará realizando o pré-lançamento de seu quarto livro, primeiro romance, intitulado “Violande e o Andante” pela editora Rua do Sabão, de São Paulo.
O evento acontece no dia 16/05, às 19h na sede da centenária Real Banda Euterpe Friburguense, no centro.
Trata-se de um épico regional, ambientado na província do Rio de Janeiro na segunda metade do século XVIII, tendo como pano de fundo o levante da Inconfidência Mineira, mas envolvendo costumes da sociedade colonial expansionista, povos originários, quilombolas, manifestações religiosas e do sobrenatural.
Luiz Henrique é professor de História da Rede Estadual de Ensino e, a dez anos, Diretor Geral do CIEP 283 (SEEDUC/RJ), natural de Dona Mariana, no município de Sumidouro.
Ainda menino, após a morte do pai, mudou-se com a mãe e os cinco irmãos para Nova Friburgo, onde completou os estudos. Estudou Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Em 1985, publicou o livro de poesias Trilhos e brilhos, com prefácio do consagrado diretor de teatro Aderbal Freire Filho.
No final dos anos 1980, formou-se em História pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia, integrou o grupo musical Mel da Terra e publicou dois livros, “Sumidouro” e “Um mundo na Sociedade” (sobre a Sociedade Esportiva Friburguense). De volta a Sumidouro, ingressou na rede pública de ensino. Violande e o andante é seu primeiro romance.