Escritora de Bom Jardim lança livro com histórias sobre a cidade

Escritora de Bom Jardim lança livro com histórias sobre a cidade

No dia 7 de dezembro, a escritora Maria Eugênia Thomaz Figueira realizou o lançamento do livro “Histórias Bom-jardinenses”, na Casa da Cultura de Bom Jardim. O projeto, lançado pela Editora Histórias Viajantes e organizado por Marisa Maia, reúne escritos, lendas e causos de lugares e personagens do município.

O projeto do livro nasceu há cerca de 2 anos, com a reunião de narrativas, lendas e histórias de moradores, bem como de relatos publicados ao longo dos anos em jornais locais. Algumas histórias já eram conhecidas e até trabalhadas nas escolas do município. A grande surpresa da obra está na descoberta de textos inéditos de Maria Eugênia, que com seus 89 anos, continua presenteando os leitores com muito talento.

Os textos do livro “Histórias Bom-jardinenses”, possuem fontes variadas, como a escuta atenciosa das narrativas de moradores, memórias de fatos vivenciados e pessoas que a autora conhece, além de pesquisas realizadas com alunos. A obra também é organizada em duas temáticas: uma sobre os lugares do município, e a outra com pessoas desses lugares, como é o caso da narrativa sobre a “Chica Cebola”.

A divulgação do livro contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Bom Jardim que está desenvolvendo o projeto “Semear Literário”. Nele, cada escola municipal recebeu um exemplar que será trabalhado a partir do ano letivo de 2024.

 

 

Sobre a autora

Maria Eugênia Thomaz Figueira nasceu em 24 de outubro de 1934 em Barra Alegre (4º Distrito de Bom Jardim – RJ), filha do casal Isa Erthal Thomaz e José Augusto Thomaz. A autora casou-se em 1954 com o advogado Adelque Figueira Rodrigues (já falecido), tendo 4 filhos. Apesar das dificuldades de morar longe e tendo a responsabilidade de cuidar da família, ela nunca desistiu de seus sonhos e retornou aos estudos após 15 anos de casamento, ingressando no Curso de Formação de Professores.

Finalizando o curso normal, Maria Eugênia prestou concurso, sendo aprovada para atuar no Magistério Estadual. Depois, cursou Pedagogia e Orientação Educacional, Administração Escolar e pós-graduação em Planejamento Educacional. Foi diretora do NCECT – Núcleo Comunitário de Educação, Cultura e Trabalho de Bom Jardim, atuando também como secretária de Educação no município.

Gena, como é chamada carinhosamente, também fez parte do Conselho de Turismo e atualmente é Conselheira Municipal de Cultura. Desde pequena, ela teve talento para o desenho e também dedicou-se à pintura, sendo professora de pintura em tecido e em tela por muitos anos, participando de várias exposições, bem como organizando exposições com trabalhos de seus alunos. De temperamento tranquilo, inteligência criadora e coração terno, é figura respeitadíssima e querida por muitos.

 

Ver anterior

Faetec de Carmo realiza a formação de novos alunos com cursos de qualificação profissional

Ver próximo

Governo do Estado divulga calendário de pagamento do IPVA 2024

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!