Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R) informa que ocorreram semana passada as atividades de instalação das estações de monitoramento de água doadas pela empresa alemã Seba hydrometrie, através da parceria estabelecida entre este colegiado e o projeto Intecral.
No último dia 4 de julho, o técnico da empresa, Peter Eichinger, chegou em Nova Friburgo e realizou na Suprid/Inea (Superintendência Regional de Dois Rios do Instituto Estadual do Ambiente) uma pequena oficina na qual Peter Eichinger explicou as características básicas do funcionamento das estações. Os equipamentos doados possuem capacidade de medir nove parâmetros de qualidade física e química da água.
No dia 5 de julho, Peter Eichinger realizou a calibragem de uma estação e, em seguida, o equipamento foi instalado na captação de águas do Rio Grande de Cima/Nova Friburgo (parceria com a Águas de Nova Friburgo). Esta instalação será muito importante, pois proporcionará um monitoramento muito mais intenso da qualidade da água do rio.
Essas estações permitirão um avanço no monitoramento da bacia hidrográfica do Rio Dois Rios, pois haverá um salto de uma frequência de registro de dados de duas a três vezes por ano, para uma frequência muito maior, pois os equipamentos estão programados para registrar as medições a cada hora.
O CBH-R2R vem trabalhando no aperfeiçoamento do monitoramento da bacia há algum tempo. O tema faz parte constante das pautas de suas reuniões, e, no último mês de junho, o colegiado realizou o primeiro encontro técnico sobre monitoramento e manejo de bacias hidrográficas.
A ação de instalação das estações só vem coroar o trabalho de mais de dois anos realizado pelo CBH-R2R em parceria com o Projeto Intecral e outros parceiros, como a Águas de Nova Friburgo.