O Governo do Estado deu, sexta-feira passada, 30 de novembro, a montagem de 150 casas pré-moldadas em Nova Friburgo, para atender famílias desabrigadas pelas enchentes de janeiro de 2011. A entrega das unidades está prevista para março de 2013. Além dessas, outras 2,2 mil moradias estão sendo construídas na localidade de Caminho do Céu, no distrito de Conselheiro Paulino.
De acordo com o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o Estado não tem medido esforços, desde as primeiras horas da tragédia, para ajudar os municípios atingidos a resolver os principais problemas. E uma prioridade é dar moradia digna aos que perderam a casa.
– Nada melhor para uma família do que ter sua casa própria e morar num lugar seguro. Essas moradias se somarão a outras que estão sendo construídas em Nova Friburgo e nas demais cidades atingidas para que as famílias possam recuperar a tranquilidade de viver – afirmou Pezão.
As moradias serão erguidas no bairro Parque das Flores, em um terreno cedido pela Prefeitura ao Estado. A empresa responsável pelas obras contratou os primeiros operários, que recebem, esta semana, treinamentos de como instalar as residências. “É um sistema inovador. É feita uma base de concreto e, a seguir, em cima desta base, são fixadas as paredes, que já vêm prontas, e acrescentados o telhado e o piso. São necessários cinco dias para a montagem completa de uma casa” explicou o secretário estadual de Obras, Hudson Braga.
A Prefeitura é responsável pela implantação da infraestrutura. Os recursos para o material foram doados por empresas da construção civil para a reconstrução. Ao Governo do Estado caberá a montagem das casas. Ao todo, serão 694 casas pré-moldadas em Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto.
No Caminho do Céu, o plano é entregar, em dezembro, os primeiros 150 apartamentos, que fazem parte das 820 que ficarão na parte alta do terreno, acima da RJ-148. No outro lado, serão construídos os restantes 1.380 apartamentos. A entrega das 2,2 mil unidades deve acontecer até meados de 2014.