Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A unidade será montada onde antes funcionava o Centro de Qualidade de Vida do Hospital Silvestre. Como o nome já sugere, é um local arborizado, o que ajuda bastante no tratamento humanizado dos pacientes oncológicos, um objetivo da Secretaria de Estado de Saúde.
Iniciando os trabalhos, o prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD) falou sobre a iniciativa de reunir as principais autoridades da região para discutir e traçar diretrizes para resolver, em conjunto, a problemática da saúde no interior. “O governador Sérgio Cabral autorizou a construção de um hospital estadual para atender toda a região mas, para confirmar se ele realmente poderá ser construído, preciso da aprovação dos municípios. Por isso, temos que discutir as limitações no atendimento de cada cidade e se a regionalização do Hospital Raul Sertã é uma alternativa mais viável”, ressaltou o prefeito.
– Vamos oferecer um tratamento com uma nova visão, multidisciplinar, em um local arborizado, bucólico, em um terreno grande, onde antes funcionava um SPA. Teremos uma nova metodologia no atendimento ao câncer. Se necessário, faremos fisioterapia ortopédica, neurológica e respiratória para auxiliar na recuperação dos pacientes – disse Sérgio Côrtes.
Durante a reunião, foi discutida a viabilidade da construção de um hospital regional em Nova Friburgo, que também atenderia aos municípios vizinhos, e a mudança de perfil do Hospital Municipal Raul Sertã, maior da região e que funciona como um polo de atendimento.
– É importante ressaltar que a decisão da construção de um hospital regional tem que passar pela aprovação de cada prefeitura e câmara de vereadores. Os gestores têm que discutir a viabilidade de montar um hospital aqui, discutir a rede de atenção à saúde na Região Serrana, a questão da rede referenciada e até a possibilidade de mudar o perfil de atendimento do Hospital Municipal Raul Sertã e de outras unidades de saúde – esclareceu Côrtes.
O secretário estadual de Saúde também aproveitou a ocasião para anunciar que a licitação para o hospital do câncer em Nova Friburgo deverá acontecer em breve. “O presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado Rio de Janeiro) acredita que, nos próximos 15 ou 20 dias, os documentos necessários sejam entregues à Caixa Econômica Federal. Uma vez aprovados, imediatamente será feita a licitação para o tão sonhado hospital do câncer aqui da Região Serrana”, afirmou.
– Os pacientes vão ser atendidos em Nova Friburgo, assim a viagem é muito menor, menos cansativa para eles. Para Macuco vai representar economia, pois mandamos dois carros diariamente para o Rio de Janeiro. O hospital atenderá toda a demanda de oncologia, tanto em tratamento quanto em acompanhamento e cirurgias. O que é feito pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer), hoje, poderá ser feito nessa nova unidade – declarou o prefeito de Macuco, Félix Lengruber (PMDB), também presente à reunião.
Concluindo os trabalhos, Sérgio Côrtes propôs uma visita aos hospitais da região para avaliar as condições destas unidades de saúde. As vistorias deverão acontecer na primeira quinzena de setembro para que se possa tomar uma decisão mais rápida. A ideia é de que em 60 dias já se tenha uma proposta que seja satisfatória para a Região Serrana.
Ao final da reunião, que contou com gestores de Bom Jardim, Santa Maria Madalena, Cordeiro, Sumidouro, Trajano de Moraes, Cantagalo, Carmo, Macuco e Cachoeiras de Macacu, ficou acertada a criação de um grupo de trabalho entre os prefeitos da região para discutir as questões pendentes.