Estado apoia criação de Memorial do Trem em municípios do interior

Iniciativa já chegou em Vassouras. Agora, será a vez de Valença

O Governo do Estado está apoiando iniciativas de municípios para incrementar o turismo, através da ferrovia. Os municípios de Vassouras e Valença estão sendo os municípios beneficiados.

Duas iniciativas para incentivar o turismo marcaram a comemoração dos 100 anos da Estação Ferroviária de Vassouras, em 30 de maio. Foram inaugurados o Memorial do Trem e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), ambos situados no Centro da cidade.

O governador Luiz Fernando Pezão participou do evento e anunciou que a próxima estação ferroviária que será reformada é a da cidade de Valença. – Emoção muito grande estar retornando a Vassouras como governador para celebrar os 100 anos da estação ferroviária. A celebração vai para outras cidades que também têm estação. Agora, vamos recuperar a Estação Barão de Paraná, em Valença, que já está em licitação – disse o governador.

O prefeito de Vassouras, Renan Vinícius de Oliveira (PSB), afirmou que a cidade sempre lutou para atrair turistas. Na avaliação dele, recuperar a estação e colocar uma locomotiva “Maria Fumaça” para recepcionar os visitantes fará diferença.

Inaugurada em 1857, a Estação Carril Vassourense ligava Vassouras a Rio das Mortes por meio de bondes puxados por burros, para encontrar as composições da Estrada de Ferro de Dom Pedro II.

A construção adquiriu a atual aparência, já como Estação Ferroviária, em reforma no ano de 1914, e o último trem passou por ali em 1970. O espaço estava desativado e recebeu obras para abrigar o Ponto de Apoio ao Turista e o Memorial Ferroviário. No interior do estado do Rio de Janeiro, existem vários municípios que ainda têm estas estações ferroviárias, que poderiam ser restauradas, visando incrementar o turismo, já que o assunto é apaixonante.

Em Cantagalo, o terceiro distrito, Euclidelândia, ainda possui um prédio da antiga estação ferroviária. A Prefeitura já anunciou que pretende reformar/restaurar o local e transformá-lo numa espécie de espaço cultural.

Um corretor de imóveis colocou, na internet, a venda de uma locomotiva antiga por R$ 300 mil, que estaria numa fazenda no estado de Minas Gerais. Algumas pessoas apaixonados pelo tema sugeriram que a Prefeitura comprasse o equipamento para colocar ao lado do futuro museu em Euclidelândia.

Ver anterior

Agentes comunitários de saúde de Carmo participam de capacitação sobre aids

Ver próximo

Cantagalo tem superavit de mais de R$ 3,1 milhões no primeiro quadrimestre

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!