Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Encontro estimulou o envolvimento de municípios nos Jogos Rio 2016
Faltando 45 dias para as olimpíadas, o Governo do Rio organizou um encontro com os prefeitos das cidades fluminenses para apresentar a complexidade da organização dos jogos e estimular o envolvimento de todos os municípios no maior evento esportivo do planeta.
– O Rio estará superexposto de uma maneira absolutamente positiva e é fundamental que todos aproveitem essa chance. É importante que cada município, dentro da sua expertise, capacidades e características, possa aproveitar os milhares de turistas que estão vindo para a cidade e as oportunidades de negócio, que vão nos permitir atrair mais investimentos e eventos futuros – afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Leonardo Espíndola.
Na Copa do Mundo, o estado teve uma mostra do impacto de um megaevento esportivo para o país. O número de estrangeiros saltou de 5,8 milhões para 6,4 milhões. Pela primeira vez, o Rio bateu a marca de seis milhões de turistas internacionais e foi registrado um incremento de quase 60% na entrada de dólares no período do evento.
A expectativa de ganho institucional com as olimpíadas é ainda maior. No mundial de futebol, o Brasil recebeu 32 seleções e mais de 15 mil profissionais de mídia. Já nos Jogos Olímpicos, serão 206 federações de atletas e mais de 25 mil funcionários de comunicação.
– O governo está empenhado em interiorizar os jogos, levando benefícios para cidades do interior – afirmou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral.
Os jogos estimularam a execução de políticas públicas para revitalizar a cidade e melhorar a qualidade de vida da população. Desde a candidatura do Rio como sede olímpica, o enfoque é de que os jogos devem servir à cidade e não o contrário. Para cada real gasto com instalações esportivas, outros cinco são investidos em obras para a população, como linhas de BRTs, VLT e metrô, revitalização de áreas abandonadas, projetos de saneamento, entre outras.
– O legado já é e será extraordinário. O maior beneficiado é a população – disse o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. Para o presidente da Associação Estadual de Municípios do Rio (Aemerj), Anderson Zanon, que é prefeito do município de Sapucaia, o evento foi decisivo para identificar de que maneira os municípios podem utilizar os jogos para alavancar as suas economias. O encontro contou com a presença de 20 prefeitos, além de representantes de várias regiões.
– As cidades ganham em investimentos e presença de turistas– afirmou Zanon.
Também participaram do evento os secretários de Turismo, Nilo Sérgio Félix, e de Transportes,Rodrigo Vieira.
Representando Macuco, o prefeito Félix Lengruber disse que é importante atrair investimentos e que o aumento significativo do turismo no Rio de Janeiro também pode se refletir positivamente nos municípios do interior. “Precisamos acreditar que somos capazes de absorver esse legado extraordinário que são oferecidos pelos Jogos Olímpicos”, disse Lengruber.