Estado divulga números da violência

Ao longo de 11 meses de 2012, entre janeiro e novembro, foram registradas 9.442 ocorrências para nove municípios que, somados, têm cerca de 300 mil habitantes. Os dados fazem um raio X dos casos de polícia no Centro-Norte Fluminense. Entre os casos de crimes violentos estão 33 homicídios, dois latrocínios, 54 tentativas de homicídio e 1.512 casos de lesão corporal dolosa. Além disso, foram 77 casos de estupro.

Entre os crimes de trânsito, o total de homicídios culposos é bem alto: 53. Além disso, ocorreram outros 698 registros de lesão corporal culposa no trânsito. Destaque para a 155ª DP, em São Sebastião do Alto, que não registrou nenhum homicídio culposo no trânsito e apenas 11 lesões corporais culposas. Além disso, foram registrados apenas 47 crimes violentos, sendo 46 lesões corporais dolosas e uma tentativa de homicídio.

A 155ª, aliás, registrou apenas 224 ocorrências entre janeiro e novembro do ano passado, sendo o mais recorrente a lesão corporal dolosa. É o menor número de ocorrências de toda a região. Além disso, foram apreendidas 22 armas no município no período. O número é o mesmo de Bom Jardim e abaixo apenas das 121 armas apreendidas em Nova Friburgo.

Por abrigar quase dois terços da população da região, os números do município de Nova Friburgo são muito altos comparados com as demais delegacias. Há diversos fatores que levam à maior criminalidade no município. Da mesma forma, Bom Jardim, com 25 mil habitantes, e pela proximidade de Nova Friburgo, apresenta alguns números acima dos demais.

Outro registro que chama a atenção é o de estelionatos. Foram 302 casos nas oito delegacias. Somente em Cantagalo, Cordeiro e Macuco, foram 32 casos. Em Bom Jardim, chama a atenção o número de furtos de veículos: 11. Os homicídios dolosos foram seis e os estupros, nove.

A 154ª Delegacia de Polícia, por outro lado, teve muito trabalho com as vítimas do trânsito. Foram oito homicídios culposos e 39 casos de lesão corporal culposa. Vale lembrar que a RJ-116 corta os dois municípios de abrangência da 154ª DP – Cordeiro e Macuco – e incluiu alguns dos trechos mais perigosos da rodovia, como a ‘Curva do Perigo’, próximo à área urbana de Macuco.

Os casos de roubos a pessoas nas ruas podem parecer raros, mas foram registrados, nesses 11 meses analisados de 2012: 78, sendo 69 somente em Nova Friburgo. Em Cantagalo, foram registrados outros três e, em Cordeiro e Macuco, mais quatro. Em Bom Jardim, também ocorreu um caso e, em Carmo, outro foi registrado.

No total, a região registrou, entre as 9.442 ocorrências, 217 armas apreendidas, um pequeno arsenal. Foram registradas outras 248 apreensões de drogas, sendo somente uma em Trajano de Moraes. Além disso, ainda ocorreram 369 prisões no período.

A polícia ainda conseguiu recuperar 107 veículos roubados e cumpriu 218 mandados de prisão na região. Houve, ainda, um único caso de morte de um cidadão que resistiu à prisão.

Já o número de desaparecidos foi alto para a região: 82 casos registrados. No município de Nova Friburgo, foram 64 desaparecimentos, enquanto que Cantagalo e Bom Jardim tiveram outros cinco casos registrados. Trajano registrou três casos.

Ver anterior

Votorantim e Sebrae promovem curso para empreendedores locais

Ver próximo

Estado do Rio investirá R$ 250 milhões na região

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!