Estado do Rio de Janeiro poderá incluir lactantes no grupo prioritário de vacinação anti-Covid-19

O Rio de Janeiro poderá seguir o exemplo de outros estados e incluir mulheres que estão amamentando no grupo prioritário para vacinação da Covid-19. Autor do projeto de lei 4217/2121, o primeiro a ser apresentado com essa finalidade na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado Marcus Vinícius pede urgência para a votação em plenário.

A proposta do líder do PTB na Alerj estabelece vacinação para lactantes com bebês de até 2 anos. Na semana passada, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, em primeira discussão, projeto de lei semelhante.

Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso já iniciaram a imunização e Minas Gerais aguarda apenas a chegada de novos lotes das vacinas Pfizer e CoronaVac para que as mulheres que amamentam possam ser vacinadas.

Deputado Estadual Marcus Vinícius
Deputado Estadual Marcus Vinícius

Por conta da pandemia da Covid-19, muitas das lactantes reduziram a frequência de consultas médicas e até pediátricas por receio da exposição. É questão de saúde imunizar essas mulheres o quanto antes, diante do risco ainda elevado do coronavírus. A vacina será um bem para as mães e, consequentemente, para as crianças“, justifica o deputado Marcus Vinícius, que ganhou o apoio do grupo Lactantes pela vacina RJ com mais de 3,5 mil seguidores em rede social.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) informou que não há qualquer contraindicação na vacinação de lactantes. E na semana passada, um estudo feito por pesquisadoras do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP com 20 funcionárias do complexo hospitalar, imunizadas com a vacina CoronaVac entre janeiro e fevereiro passado, mostrou que houve indução de anticorpos contra a Covid-19 no leite materno, mesmo quatro meses após a mãe ter sido vacinada.

Além do PL 4217/2121, outros dois projetos que tratam da vacinação de lactantes também estão em tramitação na Alerj, PL 4222/2021, do deputado Rosenverg Reis (MDB), e PL 4237/2021, da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB).

Presidente André Ceciliano, por favor, nos ajude a proteger nossos filhos”, escreveu em rede social o grupo Lactantes pela vacina RJ.

Ver anterior

Energisa doa cestas básicas para 300 famílias em Nova Friburgo

Ver próximo

Produtores de flores de Nova Friburgo participam de evento no Rio de Janeiro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!