Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A 38ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada no dia 09 de julho pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que o Estado do Rio de Janeiro permanece com risco baixo de contrair a doença, com bandeira amarela.
A região Noroeste, que está com bandeira vermelha (risco alto de contrair a doença), foi a única a apresentar uma piora no cenário epidemiológico em comparação à análise anterior. Duas regiões mantêm-se com bandeira laranja (risco médio); e as outras seis, com amarela.
As regiões da Baía da Ilha Grande e Metropolitana I permanecem com bandeira laranja. Centro-Sul, Médio Paraíba, Serrana, Baixada Litorânea, Norte e Metropolitana II seguem com bandeira amarela.
A análise compara a semana epidemiológica 25 (20 a 26 de junho) com a 23 (06 a 12 de junho) de 2021.
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
O estado do Rio de Janeiro apresentou uma redução de 37% no número de óbitos, e as internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 35% na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nesta sexta-feira (09), são 58% para leitos de UTI e 41% para leitos de enfermaria.
Cantagalo continua de bandeira vermelha
O Boletim de Informações Coronavírus do município de Cantagalo do dia 11 de julho de 2021, informa os casos da Covid-19. Já são 53 mortes com a doença no município, tem 71 casos ativos, mas uma pessoa internada no leito clínico duas pessoas internadas no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) de Cantagalo. Já foram 3.128 positivos e 3004 recuperados da doença desde o início da pandemia.
O Boletim informa também que 14 testes com resultado negativo; 06 casos positivos; 01 caso recuperado; 01 óbito confirmado de um paciente do sexo masculino com faixa etária entre 60 a 69 anos; e 01 paciente positivo internado no hospital de Cantagalo. Sobre os casos positivos do boletim do dia 11 de julho, um positivo do sexo masculino com faixa etária entre 00 a 09 anos; um positivo do sexo masculino com faixa etária entre 10 a 19 anos; três positivos do sexo masculino com faixa etária entre 30 a 39 anos; e um positivo do sexo masculino com faixa etária entre 40 a 49 anos.
Através do Centro de Referência para Síndromes Respiratórias, 18 pacientes foram recomendados ao isolamento domiciliar após o atendimento médico, e seguem sendo monitorados. Cinco pacientes foram liberados após cumprirem período de isolamento domiciliar.
Todos os casos em recuperação seguem em isolamento domiciliar e monitorados pela vigilância epidemiológica. Na situação epidemiológica, o município de Cantagalo está em bandeira vermelha no período de 09 a 16 de julho de 2021. Com isso, “fica vedado o funcionamento das unidades escolares das redes pública e particular para fins de desenvolvimento de atividades presenciais com alunos enquanto o município estiver situado em área assinalada com as bandeiras vermelha e roxa“, conforme a classificação de risco da Secretaria Municipal de Saúde.
Os cálculos para a cor da bandeira levam em consideração diversos aspectos epidemiológicos tais como: taxa de leitos ocupados, número de óbitos por covid-19 nos últimos 14 dias, taxa de positividade para o coronavírus (número de amostras que resultaram positivas para SARS-CoV-2 / número de amostras para vírus respiratórios que foram realizadas) e outros.