Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
– As residências rurais são apenas um dos muitos investimentos que estamos realizando. Inicialmente, priorizamos o restabelecimento das condições para a retomada da produção e o pleno funcionamento das cadeias produtivas. Neste momento, estamos focados no atendimento aos produtores familiares que perderam suas casas na área rural, na recuperação de pontes, com até 10 metros de vão, em estradas vicinais e na entrega de máquinas e implementos agrícolas para associações de produtores – frisou o secretário.
Segundo Christino Áureo, as casas serão construídas na propriedade do produtor rural, a fim de mantê-los no seu local de trabalho. Os recursos foram disponibilizados pela Secretaria de Obras e o levantamento das famílias atendidas realizado pela Secretaria de Agricultura, através da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com a Casa Civil. Cada unidade habitacional, pré-fabricada, com 40 metros quadrados, contará com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda. Serão construídas nos municípios de Sumidouro, Nova Friburgo, Bom Jardim, Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto.
O secretário ressaltou, ainda, que a recuperação das pontes rurais foram iniciadas este mês, em Teresópolis. Ao todo, serão entregues 40 estruturas desse tipo, fundamentais para o escoamento agrícola.
Durante o evento, foi destacado, ainda, que 1.895 produtores foram beneficiados com recursos não reembolsáveis, do Banco Mundial, através do programa ‘Rio Rural Emergencial’. O investimento total, de R$ 13,9 milhões, foi aplicado diretamente na retomada da estrutura produtiva de cada propriedade.
Presente na ocasião, o prefeito de Nova Friburgo, Sérgio Xavier, enfatizou a importância do trabalho realizado pelo programa ‘Estradas da Produção’, que já recuperou 1.212 quilômetros de estradas vicinais, beneficiando quase 14 mil produtores na região. De acordo com o programa, para serem beneficiadas com as habitações rurais, as famílias cadastradas deverão comprovar a titularidade da propriedade onde o imóvel será construído.