Estado lança plano de prevenção em áreas de risco

O plano prevê ações de curto, médio e longo prazos, que serão executadas pelo Estado e os municípios. Entre as medidas imediatas, está o treinamento da população. Placas serão instaladas nas áreas indicando rotas de fuga e pontos de abrigo seguro, como escolas e igrejas.

Como não será possível instalar alarmes em todas os locais, telefones celulares serão distribuídos a líderes comunitários, que serão informados por SMS no caso de alertas de emergência. O Estado solicitou às prefeituras que disponibilizem funcionários para serem capacitados para atuar em emergências. Eles receberão um kit contendo capa de chuva, lanterna e apito para alerta.

Para o médio e longo prazos, está prevista a instalação de sistemas de alarme em todas as áreas de risco iminente. Em casos mais críticos, famílias serão realocadas para áreas que possam receber unidades do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Governo Federal.

– Já realizamos obras de contenção de encostas e vamos iniciar a dragagem de rios. Estamos disponibilizando R$ 50 milhões para desapropriações e infraestrutura de áreas para moradias. Há encostas e terrenos ainda frágeis. Por isso, o trabalho de prevenção é fundamental – afirmou o vice-governador e coordenador estadual de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão.

Ver anterior

Governo Municipal de Nova Friburgo regulariza dívida com o INSS

Ver próximo

Trilha de Euclidelândia marcada para abril

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!