Estado do Rio pode ter programa “Craque na Escola, Craque no Esporte”

O Programa Estadual “Craque na Escola, Craque no Esporte” pode ser instituído no Rio. É o que prevê o projeto de lei 4.981/21, de autoria do deputado Samuel Malafaia (PL), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota, em primeira discussão, nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro. Por já ter recebido emendas parlamentares, o texto poderá ser modificado durante a votação.

O programa, que deve ser realizado por meio de uma parceria entre as Secretarias de Esporte, Lazer e Juventude e de Educação, tem como objetivo principal incentivar crianças e adolescentes a se dedicarem mais aos estudos, através da possibilidade de ingressarem no mundo do esporte profissional. Caberá à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude formalizar convites para olheiros e atletas profissionais do estado que possam integrar o programa de forma voluntária ou através de patrocínios, realizando apresentações de incentivo em instituições de ensino e eventos, com o intuito de incentivar os jovens a aderirem ao programa por meio da dedicação aos estudos.

As instituições públicas de ensino deverão criar um banco de dados de seus alunos, com a relação daqueles que cumprem os requisitos relacionados a comportamento, desempenho de atividades e notas com aproveitamento superior a 70%. Os resultados do programa deverão ser encaminhados à Secretaria de Educação e à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, para elaboração de estudos estatísticos acerca da melhora no desenvolvimento educacional no Estado, assim como o desempenho de seus alunos.

O programa deverá ser divulgado em todos os meios de comunicação do Estado do Rio de Janeiro, com objetivo de buscar adesão de todo o sistema de ensino público e instituições ligadas ao esporte, além de incentivar empresas a participarem através da possibilidade de serem beneficiadas com o que dispõe a Lei 9.290/21. O Governo do Estado também poderá fazer parcerias com municípios e empresas privadas, a fim de realizar campanhas de conscientização sobre os resultados da aplicação dessa norma, sobre a importância do esporte e da qualidade de ensino na vida dos jovens, arrecadando recursos para a ampliação e desenvolvimento em larga escala deste programa.

O esporte traz mais do que oportunidades, traz dignidade, equilíbrio e responsabilidade, tudo o que precisamos para alavancar a qualidade do ensino do nosso estado. Como sabemos, os jovens precisam de incentivos para seu desenvolvimento, em diversos campos da vida. Os jovens da periferia e baixa renda possuem pouca motivação, diante da falta de oportunidades. O esporte pode ser o fator de mudança dessa realidade”, afirmou o autor da proposta.

Ver anterior

Prefeitura vacina mais de 26 mil animais contra a raiva em Nova Friburgo

Ver próximo

Prefeitura anuncia reajuste de 100% no valor do aluguel social

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!