Estado terá planos de contingência para desastres

O Governo do Estado lançou esta semana o Mapa de Ameaças Naturais 2014, no Complexo de Ensino Coronel Sarmento, em Guadalupe, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Elaborado pela Escola de Defesa Civil, o mapa identifica os principais riscos de desastres naturais existentes no território fluminense, em todos os municípios, com o objetivo de preparar planos de contingência para todas as situações.

– Esse trabalho é resultado de acompanhamento do que acontece no mundo em relação a desastres naturais. É nosso dever estruturar os municípios e organizações que possam formar uma rede de prevenção para trabalhar antecipadamente. Cada organização vai saber qual a sua competência antes, durante e depois – disse o secretário de Defesa Civil, Sérgio Simões.

O levantamento contou com a participação dos 92 municípios fluminenses, que apontaram quais são os cinco maiores riscos de sua respectiva região e a magnitude da ameaça. A partir daí, a Defesa Civil estadual identificou 460 situações. E, para cada uma delas, será desenvolvido um plano de ações junto com os órgãos de Defesa Civil de todos os municípios. Os principais riscos registrados em todo Estado são deslizamentos (18%), inundações (17,8%), alagamentos (14,1%), enxurradas (11,7%) e incêndios florestais (8,3%).

A partir deste mês, serão realizadas cinco oficinas para discutir os planos de contingência, chamados de Hands-on, que vão treinar secretários, subsecretários e coordenadores municipais de Defesa Civil para desenvolver respostas para cada um dos riscos identificados.

Ver anterior

Empresário é assassinado em Macuco

Ver próximo

Gruta da Água Santa ou Gruta Novo Tempo?

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!