Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Os produtores rurais do Estado vão receber mais R$ 1,4 milhão provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) do Ministério da Cidadania para incentivar a produção e promover o acesso à alimentação. O deputado federal Vinícius Farah participou da cerimônia do termo de adesão assinado nesta segunda-feira (16), pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, no Palácio Guanabara. Somente em 2020, o estado já recebeu mais de R$ 7 milhões. Na região serrana, estão concentrados 9.737 agricultores de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, que produzem 251 mil toneladas por ano.
“É um programa que garante acesso da população de risco à alimentação de qualidade. Ao todo, só este ano, foram mais de 1,7 milhão de quilos de alimentos comprados dos agricultores e doados, totalizando cerca de 285 mil pessoas beneficiadas. Por isso a importância de ser cada vez mais ampliado”, destaca Vinícius Farah. O PPA compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e às atendidas pela rede socioassistencial.
A região serrana continua sendo a maior produtora de hortaliças do estado e o principal fornecedor para o Ceasa-RJ. São 17.477 agricultores em toda a região, produzindo 413 mil toneladas. “Mais da metade, quase 10 mil agricultores, estão nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo e todos praticamente são de agricultura familiar, por isso a importância de preservar esta atividade e estimular cada vez mais seu crescimento. E da região serrana que vem para a mesa de todos nós do Estado do Rio aquele alimento fresco, saudável de qualidade”, afirma Vinícius Farah.
Investimentos para saúde, infraestrutura e segurança
O deputado federal Vinícius Farah e o governador em exercício, Claudio Castro se reuniram logo após a cerimônia para tratar de investimentos para as cidades serranas e do centro-sul do Estado em mais áreas. O governador recebeu as demandas apresentadas pelo parlamentar assinalando que o Estado pretende corresponder às expectativas dos municípios.
Para Vinícius Farah, com a reorganização da segurança pública no estado, as cidades do interior querem poder contar com mais recursos humanos e equipamentos, como de monitoramento e, na saúde, com a pandemia, ficou demonstrado que há necessidade de investimentos no atendimento hospitalar e emergencial.
“Relatei ao governador algumas necessidades pontuais das regiões principalmente nas áreas de Saúde, Infraestrutura e Segurança. Foi uma reunião muito produtiva onde pudemos debater mais ideias e projetos não só nessas, mas em todas áreas que com certeza farão a diferença na vida do cidadão”, afirma Vinícius Farah.