Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Foi divulgado, no dia 18 de janeiro, o resultado da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e entre os vencedores está um estudante do município de Bom Jardim. O aluno João Paulo Hottz Martins recebeu uma das medalhas de ouro da competição educativa, e representou o interior do estado do Rio de Janeiro.
João Paulo é estudante do Colégio Estadual Leopoldo Oscar Stutz, que fica no bairro Barra Alegre. Nas redes sociais, o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, publicou um vídeo parabenizando o aluno e também os professores da escola pública. Segundo o gestor, o momento é histórico para o município e é de seu desejo que o fato aconteça mais vezes.
Além do estudante bonjardinense, mais dois alunos do estado do Rio conquistaram a medalha de ouro na olimpíada. Kauã Andrade Lopes, de Santo Antônio de Pádua, e Daniel Farias, de Itaperuna, também se destacaram recebendo a mais alta premiação.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional direcionado às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A iniciativa também conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e é promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
A OBMEP foi criada em 2005 e desde então busca estimular o estudo da matemática e também identificar e reconhecer talentos na área. O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade da educação básica no país e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas. Além disso, busca incentivar jovens talentos a ingressar em universidades, promovendo também a inclusão social por meio do conhecimento.
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. No ano de 2019, mais de 18 milhões de estudantes participaram da iniciativa em todo o país.
Colégio Estadual Leopoldo Oscar Stutz
“Colégio Estadual Leopoldo Oscar Stutz, localizado no 4º Distrito de Bom Jardim, fundado em 1950, denominada Escola Fazenda Barra Alegre, em 1957 passou a se chamar E. Leopoldo Oscar Stutz. Em 1987, passou a oferecer o Ensino Médio, primeiramente Curso de Formação de Professores, nesse ano foi transformada em C.E, Leopoldo Oscar Stutz. Atende do 6º ano ( E. fundamental) ao 3º ano do E. médio.
Atualmente temos 280 alunos , filhos em sua maioria de famílias do 4º Distrito, como é o caso do nosso medalhista que reside na Comunidade de Santo Antônio. Boa parte dos nossos estudantes são filhos e netos de ex-alunos, o que torna nosso colégio bastante familiar, atendemos as famílias ,e de certa forma, conhecemos seus antepassados, isso com certeza favorece nossa comunicação e convivência, assim, colhemos os frutos em uma Educação Pública de qualidade e humanizada.
A Direção do Colégio parabeniza o aluno João Paulo Hottz Martins e toda sua equipe docente e Administrativa, em especial, à Equipe de Matemática” – Délia Guinancio Erthal, diretora do Colégio Leopoldo Oscar Stutz.