Estudantes de Cantagalo recebem homenagem por participarem da 13ª Edição do Parlamento Juvenil, da Alerj

Arthur Werneck Barrada e Maria Eduarda Butinhão da Conceição foram homenageados pelo vereador Matheus Arruda durante participação da 13ª Edição do Parlamento Juvenil. Foto: Divulgação.

Na última segunda-feira, 27/06, os estudantes Arthur Werneck Barrada e Maria Eduarda Butinhão da Conceição receberam uma Moção de Parabenização da Câmara Municipal de Cantagalo por representarem o município na 13ª Edição do Parlamento Juvenil. Os jovens receberam a homenagem durante a solenidade de abertura do evento na Sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A moção foi proposta e entregue pelo vereador Matheus Arruda.

O estudante homenageado Arthur Werneck Barrada foi um dos 97 alunos do ensino médio de escolas da rede estadual eleito para participar do Parlamento Juvenil deste ano. Filho de José Jorge Vieira Barrada e Hosana Estanislau Werneck Barrada, Arthur está cursando o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Maria Zulmira Torres e possui um excelente desempenho nos estudos. O jovem também é amante assíduo de Leitura e Fotografia.

A estudante Maria Eduarda Butinhão da Conceição também foi homenageada por integrar a 13ª edição do Parlamento Juvenil. A jovem, nascida em Cantagalo, foi eleita entre os estudantes de sua própria escola para representar o município no projeto. Filha de Jaime Azevedo da Conceição e Valéria Guedes Butinhão, Maria Eduarda está cursando o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Conde, de Nova Friburgo. A homenageada é conhecida pela sua dedicação e presteza nas atividades escolares e extracurriculares. Além disso, o seu amor à leitura e à escrita, já lhe rendeu premiações em concursos de poesias e outros gêneros textuais.

 

Estudantes de Cantagalo recebem homenagem por participarem da 13ª Edição do Parlamento Juvenil, da Alerj

Os jovens cantagalenses foram eleitos para participar de atividades políticas e conhecer melhor sobre o processo legislativo na Alerj. Foto: Divulgação

A 13ª edição do Parlamento Juvenil

A 13ª edição do Parlamento Juvenil é fruto de um projeto criado em 2003 pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). A iniciativa busca incentivar jovens de escolas estaduais a experimentar a atividade política e conhecer o processo legislativo. O evento reúne 97 alunos do ensino médio da rede estadual, eleitos entre os estudantes de suas próprias escolas.

O Parlamento Juvenil simula os moldes do parlamento convencional, com direito a escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário. Durante uma semana os estudantes eleitos passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem e aprimoram projetos de lei de sua própria autoria que podem virar leis oficiais para toda a população fluminense.

Além das obrigações legislativas, no projeto também são proporcionadas aos jovens atividades culturais como batalha de rimas, show de talentos e visitas institucionais à Fundação Fiocruz, ao Museu da República e à Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Eleição da Mesa diretora

Na edição deste ano, que aconteceu entre os dias 27/06 e 01/07, 21 jovens se candidataram a ocupar o cargo de presidente do Parlamento Juvenil. Cada um deles discursou na tribuna do Plenário para defender a sua candidatura à Mesa. Ao final da votação, Kauan Santana, da cidade de São Fidélis, foi eleito presidente da 13ª edição do PJ, tendo como vice a estudante Maria Inês Quintanilha, do município de Tanguá.

Ainda nesta edição, o 2º secretário eleito do Parlamento Juvenil também é da região. Breno Costa, do município de Cordeiro, foi eleito para fazer parte da Mesa Diretora.

Ver anterior

Governo do Estado fiscaliza se postos de combustíveis baixaram o preço

Ver próximo

Ministério da Economia e Enap vão premiar municípios empreendedores

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!