Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Relembrado com preocupação diante das alterações impostas pelo homem e comemorado com consciência pela sua importância para a humanidade, o Dia Mundial da Água acontece todos os anos, no dia 22 de março, após sugestão proposta durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida em 1992. Anualmente, novos debates são levantados buscando valorizar a água no planeta.
Em Macuco, uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Educação evidenciou que no município o tema é tratado com a delicadeza e urgência que merece, especialmente levando em consideração que o intuito principal do Dia Mundial da Água é promover conscientização sobre a relevância da água para a sobrevivência dos seres vivos. Todo esse conteúdo tem sido cada vez mais explorado nos educandários.
Aproveitando o momento para enfatizar a necessidade do uso sustentável desse recurso, a conservação contínua dos ambientes aquáticos, evitando a emissão de agentes nocivos que favoreçam a poluição e a contaminação das águas, os secretários Firmo Daflon (Meio Ambiente) e Claudia Vogas (Educação) programaram uma visita dos estudantes da Rede Municipal à Cooperativa Regional Agropecuária de Macuco.
Guiada e orientada pelo técnico João Fellows, chefe de Divisão Industrial da Cooperativa, a visita possibilitou aos alunos conhecer etapas da produção de leite UHT e a Estação de Tratamento de Água e Esgoto, desde a captação, passando pelo tratamento e utilização e chegando ao descarte. Ao expor essas boas práticas de produção e emprego desse bem natural tão precioso e fundamental à vida que é a água, os estudantes observaram numa indústria de grande porte que é real a sustentabilidade quanto aos recursos naturais, seguindo a legislação vigente e normas de produção.
Três turmas pela manhã e outras três no período da tarde participaram da visitação, que também contou com o diretor de Fiscalização Urbana André Jardim; a integrante da Secretaria de Educação Silvania Biscácio; e a Bióloga Leila Brito.
Fotos: Rodrigo Cuco