Manuela e Dr. Júlio vão a Brasília, com vereadores de Cantagalo, atrás de recursos para o município
Cinquenta e seis alunos do Ensino Médio receberam, no último sábado, 7 de dezembro, as premiações conquistadas em duas olimpíadas, a Nacional de Ciências (ONC) e a de Química do Rio de Janeiro 2024 (OQRJ). No total, eles ganharam 56 medalhas, sendo 8 de ouro, 18 de prata e 30 de bronze. Os medalhistas disputaram com escolas da rede pública e privada de todo o país. O evento aconteceu no auditório do Colégio Pedro II (Campus Tijuca II) e teve a participação de 20 unidades escolares da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) que foram premiadas.
Essas olimpíadas têm o objetivo de despertar e estimular o interesse pelas disciplinas, proporcionar desafios aos estudantes e aproximar a universidade do Ensino Médio. Entre as escolas que se destacaram, estão os colégios estaduais Padre Mello, em Bom Jesus do Itabapoana, no Norte Fluminense; Ciep 168 – Ilda Silveira Rodrigues, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e Dom Pedro II, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.
A estudante Isnaiane Pereira, de 18 anos, do Ciep 168 – Ilda Silveira Rodrigues, foi medalhista de ouro e destaque na Olimpíada de Química na categoria 2ª série do Ensino Médio.
“Estou muito feliz em ter conquistado esta medalha de ouro. Ano passado, tive a oportunidade de ser medalhista de bronze e, para minha felicidade, fui premiada mais uma vez na competição estadual. Não tenho palavras para dizer o que sinto neste momento. São muitas emoções”, disse a aluna.
Além de Isnaiane, Mariane da Cruz, do Colégio Estadual Dom Pedro II, foi destaque na modalidade 1ª série do Ensino Médio. Já Nathan Jeferson Mascarenhas, do Colégio Cabo BM Flávio Uanderson Mascarenhas Rodrigues de Freitas, em Três Rios, foi o melhor na categoria 3ª série do Ensino Médio.
Saiba mais sobre as Olimpíadas
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma competição interdisciplinar para estudantes do Ensino Médio e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental no Brasil. A avaliação é realizada em duas fases on-line, com certificação para estudantes, professores e escolas. Os melhores classificados recebem medalhas e menções honrosas.
Já a Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ) é uma competição regional de Química, destinada a alunos do estado do Rio de Janeiro que estejam regularmente matriculados em escolas de Ensino Médio Regular ou Técnico.
A secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, afirma que esses resultados evidenciam que os estudantes estão no caminho certo.
“Nos últimos anos, nossos alunos têm apresentado resultados espetaculares nas competições que participam. Não foi diferente nestas duas olimpíadas. Isso mostra que estamos no caminho certo para ofertar um ensino público da mais alta qualidade”, afirmou a secretária.
Fotos: Divulgação / Seeduc-RJ