Prefeito eleito de Duas Barras participa do Seminário Novos Gestores, em Brasília
A ETE de Monnerat, segundo o próprio prefeito Antônio Carlos Araújo (PMDB), vai ser altamente benéfica não só para seu município, que vai solucionar um grande problema ambiental, mas também beneficiará diretamente as cidades vizinhas de Cordeiro e Cantagalo, já que a estação vai impedir que o esgoto in natura seja jogado no rio onde é captada a água que é tratada pela Estação de Tratamento de Água (ETA) da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), instalada em Cordeiro e que é responsável pelo abastecimento de ambas as cidades.
O projeto inicial, contou o prefeito ao JORNAL DA REGIÃO, começou de maneira modesta, com valor estimado de R$ 382,8 mil, mas teve que ser alterado, por recomendação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), “com detalhamento e adequação aos requisitos estaduais (…) para maior eficiência na operação das ETEs”. Antônio Carlos também disse que, devido à condição técnica, o assunto foi discutido em parceria com o BNG2, a Cedae e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Após a alteração do projeto, o novo investimento será de R$ 849.747,71. “Entre outras alterações, está a estrutura, que, antes, seria de fibra e, agora, será de alvenaria, mais apropriada para uma melhor eficiência de operação. As atualizações no projeto foram feitas com apoio da equipe técnica da Cedae”, contou o prefeito de Duas Barras. Antônio Carlos Araújo acrescentou que, agora, a Prefeitura vai esperar a liberação dos recursos para abrir o processo licitatório para escolha da empresa de engenharia que executará as obras. A previsão, segundo ele, é de que as obras fiquem prontas ainda este ano.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Wermelinger, o projeto representa um enorme avanço para Duas Barras, já que o município, que não contava com esgoto tratado, agora passará a contar com 10% do problema resolvido, o que já é considerável, tendo em vista o atraso no setor em todo o País. “E continuamos na elaboração de outros projetos para darmos sequência ao trabalho, que tem como meta levar saneamento básico para o restante do município”, anunciou.