Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Prefeitura de Carmo, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, realizou o evento Hip Hop Reciclagem no dia 16 de dezembro, das 8h às 17h, na sede da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do município, localizada na Rua Ubelart, próximo ao Colégio Rogelma. O dia de atividades contou com apresentações de dança, exposição de artesanato, além da grafitagem realizada no prédio.
O Grupo Gueto’s Crew, de São Gonçalo, levou ao evento o seu trabalho em grafite e diversas apresentações de hip hop. O Ponto de Cultura Arena das Artes e diversos artistas locais também participaram da iniciativa. Além de levar novos ares à sede da associação, o Hip Hop Reciclagem teve o intuito de valorizar o trabalho dos catadores, incentivar o lado social e prestigiar este serviço tão importante para a sociedade. “Esse é um trabalho muito importante para o município e, muita das vezes, não é reconhecido e valorizado. Então, nós decidimos fazer esse evento em parceria com as secretarias de Cultura, de Educação, de Assistência Social e de Agricultura para estimular que as crianças tivessem, desde pequenos, a consciência da importância da separação do material reciclável”, afirmou a secretária de Meio Ambiente e Defesa Civil , Leila Moreira.
Já para a assessora técnica do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Rose Alves. “Hoje, o município está reconhecendo que, enquanto catadores, classe trabalhadora, eles estão contribuindo para o meio ambiente. Se eles estão trabalhando na rua há tanto tempo, significa que os aterros vão ter mais tempo de vida útil, que os lixões estão sendo encerrados, essa é a contribuição deles. Hoje, vejo Carmo reconhecendo isso, é uma luta de muito tempo e uma conquista muito grande”, disse.
O Hip Hop Reciclagem recebeu a presença da coordenadora do Programa Coleta Seletiva Solidária do Estado, Pólita Gonçalves, de secretários de Meio Ambiente de alguns municípios vizinhos e de funcionários do Inea. “Essa iniciativa de Carmo, que já vem implantando e ampliando a coleta seletiva na cidade, é maravilhosa e as pessoas estão curtindo esse processo. São poucos os municípios que têm um galpão tão bom quanto este. Sem dúvida, a população tem que separar os materiais recicláveis em casa. Essa é a melhor maneira da população participar”, afirmou Pólita.
O prefeito interino, César Ladeira (PT), explicou que “quando nós chegamos lá, o espaço estava bem degradado. Nós já colocamos um caminhão exclusivo para a coleta seletiva. Esse evento foi importante por motivar e mobilizar a criançada. Esse é foco. Se a criança entender e levar para dentro do lar dela, eles policiam os pais”.