No dia 12 de abril (quarta-feira), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) decidiu por absolver o ex-prefeito de Bom Jardim, e ex-secretário estadual, Affonso Monnerat, em um processo da Operação Lava Jato. Ele e o ex-governador Luiz Fernando Pezão, também absolvido da condenação, receberam acusações de crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e envolvimento em organização criminosa.
A decisão da 1ª Turma Especializada do Tribunal foi declarada através dos votos dos desembargadores Simone Schreiber, Antonio Ivan Athié e Wanderley Sanan Dantas. Os membros decidiram por unanimidade em atender a apelação da defesa, que pediu a anulação da condenação feita em 2021, pelo juiz Marcelo Bretas. Na ocasião, Affonso Monnerat havia sido condenado, em primeira instância, a 24 anos de prisão, e chegou a ficar preso após investigações da operação intitulada “Boca de Lobo”.
Após a divulgação da sentença, o ex-prefeito de Bom Jardim, usou as redes sociais para comentar a decisão e fez um desabafo:
“(…) eu vim aqui agradecer a minha família, amigos e amigas de coração, a todos que oraram, rezaram e pediram pelo meu processo. Eu fui absolvido hoje por 3 a 0 com um voto maravilhoso da desembargadora relatora, que me absolveu de todas as tentativas de acusação que fizeram contra a minha honra. (…) quero dizer a vocês que graças a Deus, graças ao trabalho, vou continuar lutando, brigando, indo para frente, do mesmo jeito que eu sempre fui. Com educação, cautela, amor e confiar em Deus”.
Assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=-fKcGLy9SDs/