Empresários pedem mais mão de obra para confecção à Faetec em Bom Jardim
Memel assumiu no último dia 1º de abril
O ex-prefeito do município de Carmo, o médico Carlos Emmanuel Ferreira Braz, o Memel, como é mais conhecido, assumiu o cargo de diretor médico do hospital de Bom Jardim no último dia 1º de abril. Ele foi prefeito de Carmo no período de 2009 a 2012.
Durante audiência na Câmara de Vereadores de Bom Jardim, Memel afirmou que é médico há 35 anos e que é de uma família de médicos, e que também tem dois filhos médicos. Ele disse que, infelizmente, o que está se passando em Bom Jardim é algo que também vem ocorrendo em outros municípios da região e do Brasil. “Há escassez de médicos que queiram trabalhar em cidades menores, do interior do país”, afirmou.
Com base em seus conhecimentos e experiências, tanto como médico quanto como ex-prefeito de Carmo, Memel garantiu que Bom Jardim é o município que melhor paga plantões na região. O hospital de Bom Jardim paga, por cada plantão de 24 horas, de segunda a sexta-feira, R$ 1,750 mil, enquanto o valor para plantões aos sábados e domingos é de R$ 2 mil.
– É muito difícil encontrar médicos que queiram assumir este trabalho ou vir para cidades pequenas. Além da situação dos valores irrisórios pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tem a questão de que muitos médicos até preferem ganhar menos em outras situações, porque se precisarem de alguns recursos a mais para seus auxílios profissionais, como equipamentos, exames outros recursos, podem contar, ao contrário das cidades menores – disse Memel.
Outra questão apresentada pelo novo diretor médico é que, por quaisquer eventuais erros ou falhas médicas, todos partem para ações judiciais, que podem ser muito prejudiciais às carreiras e atividades profissionais dos médicos. Esse risco também tem levado médicos a se afastarem de plantões, por exemplo, serviços considerados essenciais ao atendimento da população.