Governo do Rio repassa R$ 300 milhões para as prefeituras fluminenses
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) inaugura, no dia 15 de janeiro, às 16h, a exposição “Re-descobrindo o Brasil em fios: 200 anos de história e memórias bordadas”. Realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, a iniciativa acontecerá no Espaço Multiuso da Biblioteca Sergio Cavalieri Filho, na Praça da República, 50, Centro. A visitação estará aberta ao público externo de 16 a 19 de janeiro, das 11h às 17h.
O projeto contempla a seleção de 28 bordados, realizados por artesãos de 28 Municípios do Rio de Janeiro, inspirados no Bicentenário da Independência Brasileira. A exposição tem curadoria da bordadora e arte-educadora Marisa Silva e do professor de Antropologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ricardo Gomes Lima, e co-curadoria de Elisangela Valadares, coordenadora do Núcleo de Projetos Culturais do Tribunal, integrante da Diretoria-Geral de Relações Institucionais e Comunicação, unidade vinculada à Secretaria-Geral da Presidência.
“Esse movimento de receber uma exposição tão rica é um gesto grandioso do TCE-RJ. O artesanato fluminense fala da identidade do seu povo, do seu fazer manual, da sua vocação e valorização do território onde está inserido. Ele é o motor de geração de emprego, renda e oportunidade para famílias, grupos e comunidades inteiras. É a cultura feita por mãos talentosas e criativas”, afirma Danielle Barros, secretária estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.