Exposição de Cordeiro é declarada patrimônio cultural de natureza imaterial

O governador do Estado, Cláudio Castro, sancionou a Lei 9352/2021 que “declara patrimônio cultural de natureza imaterial a Exposição de Cordeiro”.

De autoria do deputado estadual Felipe Peixoto, aprovada por unanimidade por todos os deputados estaduais, esta lei permitirá ao poder público celebrar convênios com entidades vinculadas à cultura, ao turismo, ao lazer e à economia criativa com a finalidade de assegurar a história.

Com essa lei teremos mais condições de buscar investimentos e já em 2022 realizar uma grande Expo e livre da pandemia!”, afirmou o atual prefeito de Cordeiro, Leonan Melhorance.

Governador se reúne com 60 prefeitos fluminenses em fórum de gestão pública
Leonan Melhorance e Elvis Mutti com o governador Cláudio Castro.

A lei, datada de 08 de julho de 2021, autoriza ao Poder Público celebrar convênios com entidades à cultura, ao turismo, ao lazer e à economia criativa com a finalidade de assegurar a história e fomentar o conhecimento e a apreciação da manifestação cultural, ampliando o desenvolvimento econômico.

A Exposição Agropecuária de Cordeiro completou 100 anos em 2021 e teve um total de 79 edições, se tornando um marco para Cordeiro desde a sua primeira edição, em 1921. A cidade, que também é chamada de “Cidade Exposição”, é reconhecida em muitas regiões pela festa e se tornou também sua marca registrada, atraindo produtores rurais, industriários, comerciantes, empresários e visitantes de todo país ao Parque Raul Veiga.

A Exposição, que conta com parque de diversões, concurso Rainha da Expo, tenda cultural, exposição de arte, tenda literária e concurso de raças, é considerada, por unanimidade , de acordo com a prefeitura de Cordeiro, uma “porta de entrada do crescimento econômico regional, especialmente no que tange aos setores agropecuário, industrial e comercial, já que a Feira alavanca, através das apresentações de animais e produtos, cada um dos setores de forma bastante abrangente”.

Os bovinos e equinos expostos, julgados e premiados nas edições da Exposição Agropecuária de Cordeiro saem do certame mais valorizados em relação ao preço de mercado com o qual entraram no Parque Raul Veiga antes do início da feira rural. Os bovinos são criteriosamente analisados por renomados juízes, todos com vasta experiência em julgamentos de morfologia, biótipo, condições frigoríficas e funcionalidade.

O deputado estadual Felipe Peixoto, na foto com Leonan e Elvis, foi o autor da lei.
O deputado estadual Felipe Peixoto, na foto com Leonan e Elvis, foi o autor da lei.

A ideia da realização da Exposição de Gado e Derivados Agrícolas, nome dado ao primeiro evento em Cordeiro, partiu do então presidente do estado do Rio de Janeiro, Raul Veiga, que se propôs a desenvolver o rebanho de animais do estado, criando Postos de Monta pelo interior.

Como o projeto já havia sido instalado na região sul do estado, João Bellieni Salgado sugeriu que Cordeiro se candidatasse a esse projeto. A ideia contou com apoio do então prefeito de Cantagalo, do qual Cordeiro era distrito, o coronel Januário Pinto de Freitas. O mesmo era pecuarista, comerciante e industrial cordeirense. A partir daí, o projeto teve apoio de diversos políticos.

De início, a exposição aconteceria em agosto de 1920, porém a epidemia da febre aftosa afetou a programação e por três vezes o evento precisou ser adiado para maio de 1921.

A inauguração contou, inclusive, com a presença da comitiva presidencial, com o presidente da República, Epitácio Pessoa, que realizou a abertura da exposição de gado. O distrito de Cordeiro, na época, possuía 5.675 habitantes, conforme dados do censo realizado em 1920.

No balanço final da primeira Exposição Agropecuária de Cordeiro foram registradas mais de 35 mil pessoas presentes, além da inscrição de mais de 400 animais.

Leia mais sobre a Primeira Expo Cordeiro nesta reportagem especial do JR: https://jornaldaregiao.com/primeira-exposicao-regional-de-gado-e-produtos-derivados/.

Assista também ao vídeo do Prefeito Leonan, celebrando a conquista:

Ver anterior

Ruas em Trajano de Moraes recebem massa asfáltica da Prefeitura de Trajano de Moraes

Ver próximo

Governador do Estado garante recapeamento da RJ-144, do Trevo a cidade de Duas Barras

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!