Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), das unidades industriais da Holcim, Lafarge e Votorantim localizadas na região de Cantagalo e as Prefeituras Municipais de Cantagalo, Cordeiro e Macuco realizaram por quatro vezes a Feira de Desenvolvimento Sustentável da Região Centro-Norte Fluminense.
O objetivo do evento, realizada pela primeira vez em 2007, foi promover as práticas do desenvolvimento sustentável e disseminá-las para a população dos municípios. Para isso, foram realizadas atividades nas áreas de educação ambiental, saúde e bem-estar. A segunda Feira de Desenvolvimento Sustentável foi realizada no ano de 2010. A terceira Feira foi realizada em 2011 nas três cidades da região. A quarta e última Feira foi realizada no ano de 2012.
A feira sempre contou com a participação de empresários, lideranças políticas da região e do Estado, dirigentes de indústria e de entidades representativas e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para a assinatura de pré-acordos envolvendo os governos municipais da região, a Firjan e a indústria de cimento local, representada pela ABCP.
A Feira também envolvia alunos da rede de ensino através de Concurso Escolar sobre Desenvolvimento Sustentável, cujo tema foi Coleta Seletiva e Reciclagem do Lixo, premiando os melhores trabalhos dos alunos dos cursos de educação infantil à 9ª série do ensino fundamental das escolas estaduais, municipais e particulares de Cantagalo, Cordeiro e Macuco.
Também haviam ações nas áreas de saúde e bem-estar: a feira contava também com o programa de educação alimentar do SESI, Cozinha Brasil. O evento ofereceu gratuitamente à população da região orientação médica, consultas e exames em mais de 15 especialidades.
O Jornal da Região destacou amplamente a atividade através de um caderno especial e de várias reportagens e entrevistas com o gerente de Relações Institucionais da ABCP e coordenador da ação no local, Mário William Esper.
A abertura da Feira de Desenvolvimento Sustentável de 2007 contou com a presença do então ministro das Cidades Marcio Fortes; da secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, e do secretário estadual de Transportes, o deputado Júlio Lopes. Neste encontro também, o jornalista e ativista ambiental, André Trigueiro, da Rede Globo de Televisão, ministrou palestra durante o encontro no Hotel Fazenda da Gamela em Cantagalo.
A realização destas feiras teve como foco principal, segundo a própria ABCP, através do concurso escolar, “plantar a semente, levando temas sobre sustentabilidade para dentro das famílias e também para a ação política”.
Este evento serviu também para promover proximidade entre a população e formadores de opinião locais. No relatório final do evento foi destacado mais transparência em relação ao coprocessamento, com os prefeitos e autoridades defendendo as atividades e convênios e participação do INEA e Firjan, com parcerias com as Secretarias Ambientais e de Educação dos municípios da região.