Carmo perde Paulo Lemgruber, um dos precursores da história da pecuária no Brasil

Paulo Lemgruber foi um dos responsáveis pelo melhoramento do gado Nelore no Brasil e sua família se dedica ao trabalho há mais de um século. Foto: Reprodução/Internet

A cidade do Carmo, perdeu, no último dia, 06/09, um dos precursores da história da pecuária brasileira, Paulo Lutterbach Lemgruber. O pecuarista de 89 anos foi considerado um personagem marcante para o agronegócio, pois deu continuidade ao melhoramento genético do gado Nelore Lemgruber. A raça é uma das mais importantes do país e tem grande papel na produção de carne bovina.

De acordo com especialistas da área de melhoramento genético e agropecuária, Paulo Lemgruber, exerceu um trabalho importante após 144 anos de iniciativas de aprimoramento da linhagem de gado Nelore. O pecuarista promoveu a transição para um melhoramento baseado em um programa institucionalizado de seleção dos melhores animais.

Nos últimos 40 anos, a raça de gado passou a ser registrada na ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu), a maior associação do mundo de raças zebuínas. Em 2014, os animais também passaram a ser acompanhados pelo Geneplus, um programa da Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte, desenvolvido em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Breve história

A história do gado Nelore Lemgruber começou através do primo de Paulo Lemgruber, o imigrante suiço Manoel Ubelhart Lemgruber, que conheceu a raça na Alemanha, e trouxe para o Brasil em 1878. Na época, Manoel colocou em terras brasileiras um touro e um bezerro, o que foi considerado na ocasião um grande feito.

No ano de 1921, Manoel Lemgruber faleceu e a história do gado Nelore continuou com Paulo. O pecuarista deu sequência a estudos e melhoramentos genéticos dos animais, que agora continua com sua filha Cláudia Lemgruber e uma equipe de profissionais especialistas em manejo de rebanho.

O gado criado pela família Lemgruber tem a característica de nunca ter sido cruzado com outros animais de fora do rebanho formado, inicialmente, na fazenda São José, em Carmo. Foi na propriedade, de cerca de 1.000 hectares, que a raça se espalhou pelo Sudeste (nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais) e hoje está em todo o país.

O gado Nelore é conhecido por ser de uma linhagem dócil, o que atrai muitos pecuaristas que trabalham com bem-estar animal. A raça também é responsável por formar rebanhos com características como carcaça volumosa, o que proporciona mais cortes de carne, e vacas de muita habilidade materna, que garantem boas mães de produção de leite.

Homenagens

Após o falecimento de Paulo Lemgruber, o Sindicato Rural do Município do Carmo e a Prefeitura Municipal publicaram nas redes sociais mensagens de condolências à família do pecuarista. Além disso, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) também lamentou a perda do empresário.

Para o Sindicato Rural de Carmo Paulo Lemgruber  foi “um homem que fez história, e que se tornou referência em nosso país na criação do Gado Nelore, mantendo intacta sua linhagem de sangue. (Paulo) foi nosso Diretor por muitos anos, exemplo para nós. Hoje o Agronegócio Fluminense e brasileiro sofre uma perda irreparável. Agradecemos a Deus por nos ter dado o privilégio e a honra de termos o Sr Paulo Lemgruber como Amigo, Diretor e Associado”, declarou, o sindicato.

A Prefeitura de Carmo publicou uma nota pública com condolências à família do pecuarista e também destacou a importância do seu trabalho para o município.

Nós da Administração Pública de Carmo-RJ, prestamos solidariedade aos amigos e familiares do pecuarista Paulo Lemgruber neste momento de dor, por esta irreparável perda e rogamos a Deus para que possa confortá-los nesse momento e o espírito busca amparo na Fé.O pecuarista Paulo Lemgruber, nascido em 16 de agosto de 1933, deu continuidade ao trabalho de seus ancestrais na fazenda São José, no Carmo.que se tornou o guardião dos registros da criação de gado nelore no País ao manter intacta a mais antiga linhagem de sangue do País. e fronteiras de São Paulo e Minas Gerais. Passados 130 anos, a linhagem Lemgruber continua preservada de forma praticamente intacta”, disse a gestão municipal.

Por fim, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) também lamentou o falecimento de Paulo Lemgruber. Em nota, a organização se solidarizou com os familiares e amigos do pecuarista e também lembrou que a família de Paulo foi uma das grandes responsáveis pela introdução da raça Nelore e seu crescimento no país.

Paulo Lemgruber foi uma referência para a produção de carne bovina no Brasil. Homem dedicado ao agronegócio, também era um grande amigo e exemplo para a pecuária. Durante sua vida, teve participação fundamental na evolução do Nelore, que se tornou a raça forte que conhecemos hoje. Desejamos que ele descanse em paz e prestamos nossas condolências à família”, declarou Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

 

Ver anterior

Municípios do interior do Rio se destacam com produtos pioneiros e potencialidades turísticas

Ver próximo

Vendas de cimento apresentam leve recuperação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!