Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Cidadania, orgulho, respeito, solidariedade e amor. Em defesa da diversidade Cultural; Étnica; Biológica; Social, Sexual e contra o preconceito, amigos lançam o movimento “Famílias da Diversidade”, neste sábado, 2 de julho, a partir das 14h, no Grua Retífica Bar, em Nova Friburgo, região serrana do Rio.
A partir de um ato de preconceito, Alessandra Cury, mãe de Yago, fez um vídeo desabafo que viralizou nas redes sociais. Foi então que o jornalista David Massena, a publicitária Érika Neuhaus e o ator e diretor teatral Bernardo Dugin decidiram se unir à Alessandra para pensar uma campanha/movimento de forma transversal, com a participação de toda a sociedade e suas representações, objetivando ampliar o debate sobre as questões dos direitos humanos em Nova Friburgo, envolvendo toda a comunidade e entorno, para que possa ecoar nas cidades vizinhas e provocar o interesse de gente muito além das montanhas.
Em pouco tempo, artistas, técnicos e representações se uniram para criar um evento que pudesse marcar a iniciativa. Uma agenda musical vai reunir todas as vozes, de diversos estilos, Djs e convidados, que irão embalar o dia de quem marcar presença amiga da causa. Uma causa que é de todos nós.
“Será um dia de festa, com boa música, artistas, personalidades, gente descolada e feliz, mas também de reflexões, informações, colaboração e parcerias”, diz Alessandra Cury, idealizadora do evento.
Diversidade: Um tema para refletir
Imprescritíveis, inafiançáveis, com as mesmas penas, os ilícitos penais decorrentes de homofobia e transfobia estão equiparados aos crimes de racismo pela Lei 7.716/89, sem necessidade de modificação expressa da legislação. Mas nem isso é capaz de frear a crescente de ódio que, diariamente, vemos ocorrer no Brasil, um país cuja mais apreciada característica é a diversidade.
De acordo com o dicionário, o conceito de diversidade é definido como “um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade”, ou seja, é tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo.
A sociedade brasileira mudou em termos demográficos e na composição plural das relações familiares. Os diferenciais de gênero e de geração são fundamentais para se compreender a complexidade e a diversidade das relações familiares do Brasil contemporâneo.
No contexto social, a diversidade é justamente isso: a convivência de indivíduos diferentes em relação à etnia, sexualidade, cultura, gênero etc., em um mesmo espaço.
“É sobre isso que o movimento “Famílias da diversidade” quer dialogar e, em consequência, contribuir: Por uma sociedade que se respeite. Ninguém pretende um mundo unânime. Até porque seria uma incoerência. É justamente a diversidade, a pluralidade, que pode nos tornar pessoas singulares e melhores. E, para tal, só precisamos respeitar o outro”, finaliza Alessandra.
SERVIÇO
- “Famílias da Diversidade”
- Dia: 2 de Julho de 2022, a partir das 14h
- Local : Grua Retífica Bar – RJ 130, 251 Duas Pedras – Nova Friburgo
- Apresentação: Tati Zavoli
- Designer e Comunicação: Criativo Dodô, Carol e Érika
- Cenografia e Ambientação: Leco Garcia, Eduardo Bueno e Tyrone Vieira
- Técnica: Wanderley Som e Lack Produções
- Agradecimento: Indústrias Sinimbu e Grua Retífica Bar
- Atrações: Os Bartira, Filhas de Bamba, Viviane Lisboa, Grupo Pur Intimidade, Yago Cury, Natália Kutner, Dj Matheus Schuenck, Dj João Xavier.
- Ingressos: R$ 15,00