Farmácias em Trajano de Moraes recebem fiscalização da Vigilância Sanitária

A ação aconteceu nas farmácias de Trajano de Moraes, com aval da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo, de acordo com o coordenador de Vigilância e Saúde, Saulo Pacheco, é fazer com que os serviços autuados pela Vigilância Sanitária, mesmo no período de Pandemia Covid-19, não parem. Nos locais, o agente e fiscal Luiz Danetra, e o farmacêutico Marlon Pinheiro, verificaram junto aos responsáveis dúvidas e serviços oferecidos. Informações também foram solicitadas para concluir as ações.

Farmácias em Trajano de Moraes recebem fiscalização da Vigilância Sanitária
Farmácias em Trajano de Moraes recebem fiscalização da Vigilância Sanitária

Segundo Saulo Pacheco, o serviço do profissional da Vigilância Sanitária no município é importante para a identificação dos riscos sanitários, que podem acontecer nos locais de atuação do farmacêutico, como é o caso das farmácias, e outros. “O serviço não se limita só a Covid-19. A coordenação continua fazendo as ações de fiscalização sanitária em farmácia e comércios. O Farmacêutico é de suma importância na fiscalização de serviços de saúde e medicamentos. Nosso trabalho segue um cronograma”, explica.

Vale lembrar que a Vigilância Sanitária é a expressão material da regulação sanitária do município. “Aqui em Trajano de Moraes, a vigilância atua na regulamentação, controle e fiscalização de práticas e atividades, com a finalidade de realizar o interesse público de proteção da saúde da população. Desta forma os profissionais produzem efeitos também sobre o desenvolvimento social e econômico, na medida em que busca estabelecer relações éticas entre a produção e o consumo de bens e serviços na cidade”, destacou Saulo Pacheco.

Na prática, a Vigilância e Saúde tem produzido ações consideradas importantes ao município. “Nossa equipe traduz-se no conjunto de ações realizadas com o objetivo de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde coletiva. Desta forma ela intervém em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de saúde e de interesse da saúde num todo. Quero agradecer aqui o apoio do prefeito Rodrigo Viana, e do secretário municipal da pasta, Juninho Azevedo”, agradeceu o coordenador.

Por se tratar de atividade exclusiva atuar em Trajano de Moraes e na zona rural, tem sido uma ação imprescindível, uma vez que a ação de Vigilância Sanitária em casos específicos como é o da Pandemia Covid-19, requer o exercício administrativo até mesmo do poder de polícia. “Nossos serviços têm sido importantes neste controle. Ações de controle sanitário sobre bens de consumo e serviços têm tido ímpar neste momento”, concluiu.

Ver anterior

Governo do Estado repassa R$ 491 milhões para as prefeituras fluminenses

Ver próximo

Leis relacionadas à cultura são sancionadas no Estado

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!