Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O seminário foi presidido pelo advogado especialista em previdência José Roberto da Silva Tavares, que, além de expor aos presentes as últimas mudanças na legislação previdenciária, falou sobre como o trabalhador deve se preparar para garantir uma aposentadoria tranquila. Além de lembrar sobre a necessidade de guardar documentos relativos à sua vida diária de trabalho, que irão comprovar sua atuação no campo, ele aproveitou para tirar dúvidas sobre previdência e aposentadoria no meio rural, obedecendo a legislação atual.
Falando a respeito da iniciativa do Sistema Faerj, José Roberto destacou que a ideia do programa ‘Fazenda Legal’ é trazer ao homem do campo as informações necessárias a respeito de seus direitos legais e obrigações para garantir a conquistas desses direitos, dentre os quais se destaca a aposentadoria depois de anos de trabalho na zona rural. “Conhecendo seus direitos, ele poderá se preparar melhor para exigi-los no momento certo. No caso da reunião de hoje, foi discutido, com a comunidade, as questões relacionadas a previdência, o que poderá evitar dores de cabeça no futuro, quando chegar a hora da aposentadoria”, disse.
Ele destacou, ainda, que a iniciativa, que deverá atingir todos os municípios do estado, além de contar com a Faerj, Senar-Rio e sindicatos rurais, como o de Duas Barras, conta, ainda, com apoio do Sebrae e das prefeituras, tendo por objetivos levar informações diversas ao homem do campo e produtor rural. Nesses seminários, são desenvolvidos temas nas áreas trabalhista, previdenciária, ambiental, fundiária, tributária, entre outros.
No estado, o ‘Fazenda Legal’ já atendeu a cerca de 25 municípios. Na Região Centro-Norte Fluminense, já percorreu os municípios de Cantagalo, Bom Jardim, Trajano e Duas Barras. Na programação, ainda constam visitas aos municípios de Silva Jardim e São Sebastião do Alto.
O presidente do Sindicato Rural de Duas Barras, Jairo Roberto, fez questão de agradecer a presença maciça dos moradores de Quilombo, bem como das autoridades e lideranças que fizeram questão de participar da reunião, além dos companheiros da diretoria do sindicato e a todos aqueles que apoiam os trabalhos desenvolvidos pela entidade.
Emocionado, ele destacou: “iniciamos o debate da Fazenda Legal pelo tema previdenciário devido à sua grande importância, e para que, no futuro, o nosso querido trabalhador rural não fique pelas esquinas das ruas pedindo esmolas, mas que tenham uma aposentadoria digna, pois é ele, com sua família, que produz o alimento para todo o país. Na medida do possível, estaremos discutindo outros temas percorrendo outras localidades do nosso município, pois a ideia é fazer com que o nosso produtor rural tenha acesso ao maior número de informações e cursos, garantindo a melhoria da qualidade de vida na zona rural. Na pauta, penso que os próximos temas deverão ser nas áreas trabalhista e de meio ambiente”, disse.
Com mais de nove anos dedicados à presidência do Sindicato Rural de Duas Barras, três anos atuando como vice-presidente, Jairo Roberto é pai de Roberto Wermelinger, secretário de Agricultura de Nova Friburgo, e se diz orgulhoso por ter dedicado parte da sua vida trabalhando na defesa do produtor rural do município e, de certa forma, contribuído para o setor na região.