Fazenda São Clemente marca os 100 anos do falecimento do Conde de Nova Friburgo

Para rememorar a data, no último dia 2 de agosto, na Fazenda São Clemente, localizada em Boa Sorte, quinto distrito de Cantagalo, foi celebrada, pelo padre Celso Diniz, missa em memória pelo centenário de falecimento do Conde de Nova Friburgo. Após, foi promovida uma visita guiada especial à sede da fazenda, com exposição de objetos pessoais desse importante membro do clã dos Clemente Pinto.

Segundo Marcello Cardoso Monnerat, proprietário da fazenda, Bernardo Clemente Pinto Sobrinho nasceu em 11 de novembro de 1835, em Boa Sorte, na Fazenda de Areias. “O fazendeiro e empreendedor Dr. Bernardo casou-se, em setembro de 1880, aos 45 anos de idade, com a viúva Ambrosina Campbell, filha do casal barão e baronesa de Marmoré. O casal teve seis descendentes, dos quais, quatro filhos chegaram à fase adulta”, relata.

Em 1888, o então Visconde de Nova Friburgo, seu irmão, o Visconde de São Clemente, e outros membros da família Clemente Pinto, libertaram todos os escravos de suas fazendas, poucos dias antes da histórica data de 13 de maio de 1888, quando Isabel, a princesa imperial regente, em nome do imperador D. Pedro II, sancionou a Lei Áurea. Pela antecipação da liberdade, concedida aos seus cativos, eles foram elevados a conde. Antes da abolição da escravatura, um escravo, nas propriedades dos dois viscondes irmãos, produzia mais de 20 sacas de café por ano. Um hectare dava, em média, oito e meia sacas de 60 kg. 

– Bernardo Clemente Pinto Sobrinho é um dos filhos mais ilustres de Cantagalo e não poderá, jamais, ser esquecido. Para mim, é motivo de grande felicidade e satisfação a realização de visitas guiadas em memória do centenário de falecimento do conde, pois, pela força do destino, coube ao Projeto Fazenda São Clemente realizar tributo à memória de tão digno e altivo cidadão cantagalense – destacou o proprietário da Fazenda.

Membros das comunidades de Cantagalo e Cordeiro, que compareceram à fazenda e participaram das atividades desenvolvidas, expressaram, ainda na tarde de sábado, e, depois, nas redes sociais, as suas impressões sobre o que presenciaram.

Ângela Cardoso Marques, residente em Cantagalo, postou no Facebook: “missa e visita à Fazenda São Clemente! Uma bênção! Uma maravilha! Tudo muito lindo!”

Já Jorge Braz Cardoso Ferreira, advogado e funcionário da Prefeitura de Cantagalo, afirmou entusiasmado: “tive muito prazer em conhecer a sede da Fazenda São Clemente e conhecer não só suas instalações físicas, que são, realmente, muito imponentes, mas, mais do que isso, verificar o capricho, o carinho e o cuidado com que seu proprietário, Marcello (Monnerat) teve na restauração da sede, dos móveis e o primordial: a preocupação e o trabalho desenvolvidos na recuperação da história da São Clemente”.

Dando continuidade, em 5 de agosto, um dia antes do centenário de falecimento do personagem histórico regional, foi a vez das turmas do 2º e 3º anos do ensino médio do Colégio Estadual Conde de Nova Friburgo, de Euclidelândia, terceiro distrito de Cantagalo, conhecerem as dependências da fazenda, através de visita guiada didática.

O ponto alto da programação, que foi especialmente montada para receber os alunos, foi a exposição de objetos pessoais de Bernardo Clemente Pinto Sobrinho, proporcionando aos educandos uma vivência de maior proximidade com o conde.

Ver anterior

Friburguense vende jogador por R$ 400 mil para o Grêmio

Ver próximo

Sebrae vai participar do Projeto Caminhos do Imperador

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!