Fazenda Sossego, em Euclidelândia, recebe visitas para almoço e café

O Turismo Rural é uma das atividades turísticas que mais crescem no Brasil atualmente e permite realizar um passeio que valoriza a vida no campo. No município de Cantagalo, esse programa turístico já está presente na Fazenda Sossego, localizada no distrito de Euclidelândia. A propriedade é uma típica produtora de café do século XIX e hoje em dia oferece ótimas experiências para quem deseja ter contato com a natureza, ouvir boas histórias e conhecer as tradições locais.

História

A Fazenda Sossego, centenária, com sua construção datada de 1830, oferece aos visitantes, inicialmente, um passeio pela história do município de Cantagalo. A propriedade, assim como muitas outras fazendas da região, se destacou no estado do Rio como produtora de café até o final do século XIX. Na época, a produção cafeeira sustentava o período do Brasil Império e cerca de 19% de toda a safra do grão era oriunda da Região Serrana do estado.

 

 

Como o ciclo do café teve a sua ascensão, a economia cafeeira também teve a sua queda. Na década de 1880, a produção fluminense entrou em processo de decadência e muitos fazendeiros locais perderam a produtividade de suas terras. Em Cantagalo, muitas propriedades da nobreza local foram adquiridas por descendentes de imigrantes suíços, como aconteceu com a Fazenda Sossego.

Em 1901, a propriedade foi adquirida pelo coronel Sebastião Monnerat Lutterbach, um dos maiores cafeicultores do estado. Depois do coronel, a fazenda passou a pertencer a José Guedes Martins.

Atualmente, a Fazenda Sossego voltou sua atividade para criação de gado e permanece como uma propriedade produtiva, voltada para venda de leite. Com a ascensão do Turismo Rural, a localidade também está aberta a receber visitantes. O tour, sempre agendado com antecedência, permite um contato com a vida no campo, a culinária regional e ainda oferece o sossego da natureza.

 

 

O que a fazenda oferece

A Fazenda Sossego, administrada pela proprietária Lúcia Marini Daflon, além de muitas histórias, oferece aos visitantes uma experiência marcante com a estrutura de um passeio que valoriza o Turismo Rural. O local possui uma casa sede datada de 1830 ainda muito preservada, decorações que valorizam a vida rural e objetos de época. Além disso, a fazenda possui fogão a lenha, curral de boi e animais típicos do interior, que fazem a alegria de famílias e crianças que visitam o local.

Além de um ambiente aconchegante e rural, a Fazenda Sossego valoriza a gastronomia caipira e chama a atenção dos visitantes pelo sabor. No espaço, é possível desfrutar de um almoço caipira simples ou completo e também um café da tarde delicioso. Além disso, a fazenda produz geleias e compotas de frutas locais, como figo, goiaba, mamão, ambrosia, laranja, entre outras. Todos os produtos são caprichosamente ornamentados.

 

A Fazenda Sossego valoriza a gastronomia caipira e chama a atenção dos visitantes pelo sabor.

Ver anterior

Fórum Regional do Turismo Fluminense é realizado em Santa Maria Madalena

Ver próximo

Artesãos cantagalenses participam do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!