Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
Entre os dias 10 e 12 de setembro, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) sediou a primeira etapa do programa Poder da Rede. O objetivo do evento é promover o desenvolvimento sustentável através do fortalecimento das associações comerciais (ACEs). Vinte representantes participaram.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cantagalo (Aciacan), o empresário João da Silva França, esteve presente no dia 10 de setembro e a gerente executiva da Aciacan, Silmara Freitas, nos dias 11 e 12 de setembro, no evento no Rio de Janeiro.
O Poder da Rede visa a apoiar o sistema associativo por meio da qualificação de gestores e colaboradores, buscando aprimorar processos, implementar novos serviços, expandir o relacionamento com associados, adotar boas práticas de gestão e promover práticas sustentáveis. Organizado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o programa une as metodologias dos projetos Empreender e AL-INVEST Verde.
No primeiro dia do evento, o superintendente da CACB, Carlos Rezende, fez um trabalho de sensibilização dos presidentes destacando a importância do programa. Além disso, ele apresentou os produtos e serviços da Confederação e discutiu a campanha de Lei da Liberdade Econômica.
A capacitação dos executivos foi conduzida pela consultora Iraci Mataczinski, que abordou temas como competitividade sistêmica e modelos de gestão, enfatizando a necessidade de alinhar as práticas aos desafios atuais do setor. “A importância deste evento reside em fornecer informações valiosas às ACEs e seus colaboradores, promovendo a profissionalização da gestão e aumentando o número de associados. Como resultado, todo o sistema associativo se beneficia”, explicou Mataczinski.
Robson Carneiro, presidente da Facerj, elogiou o evento: “O Carlos Rezende deu uma palestra excelente e, nos dois dias, tivemos uma experiência muito enriquecedora. A participação da consultora também foi notável. Todos estão satisfeitos e aprendendo muito.”
Segundo Carneiro, futuras parcerias entre a Facerj e a CACB estão sendo planejadas: “Estamos pensando em novas iniciativas com a Confederação para as associações que ainda não participaram. Precisamos garantir a participação, está no nosso radar”.
Parte do evento foi dedicada ao AL-INVEST Verde, um programa financiado pela União Europeia e liderado pela Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (sequa). Ele visa a promover o crescimento sustentável e a criação de empregos na América Latina, incentivando práticas que contribuem para uma economia circular e de baixo carbono.
O Empreender, desenvolvido pela CACB, já beneficiou mais de 100 mil empresários e busca fortalecer as micro e pequenas empresas por meio da formação de grupos de empresários e associações.
O AL-INVEST Verde, representado pela Confederação no Brasil, busca promover o crescimento sustentável e a geração de empregos na América Latina, investindo em projetos que favorecem práticas sustentáveis e uma economia de baixo carbono.