O Replanta Vale volta à cena dia 27 de novembro para reafirmar a retomada do café especial na região do Vale do Café fluminense. Em sua segunda edição, convidou produtores, baristas e pesquisadores, que vêm trabalhando para reafirmar o café especial como um forte produto da região, para workshops e um inédito Curso de Torrefação. O evento gratuito é promovido pelo Museu do Café e acontece na Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras, a partir das 9h. Além da reinserção do café no Vale, o encontro irá abordar assuntos como Sustentabilidade, Reflorestamento, Turismo Histórico-Cultural e Empreendedorismo.
Como não poderia deixar de ser, tanto o reflorestamento como a restauração de nascentes, associados ao plantio do café, também serão destaques. Pela primeira vez, o evento traz a participação do SOS Mata Atlântica, reforçando o tema sustentabilidade.
Nesta segunda edição, empreendedorismo e turismo permanecem como temas fundamentais, em uma cidade que guarda um legado importante das relações históricas do século 19. E o evento não se esqueceu do público: a cultura terá espaço com pocket shows e atrações culturais da região, que vão acontecer durante todo o dia.
O evento vai reunir, além dos produtores de cafés, queijeiros e produtores de cachaças, demonstrando a força do Vale do Café neste momento de retomada. Essa feira de cheiros e sabores vai demonstrar que é possível harmonizar café com cachaça, café com queijo e, lógico queijo com cachaça. E vai ter comidinhas? Claro que vai ter.
Para Nestor Rocha, presidente do Museu do Café e do Instituto Preservale, o objetivo do Replanta é ratificar o evento como um promotor de ideias que alavanquem a retomada da cultura do café na região, além de difundir projetos que associem o plantio do café à promoção do reflorestamento e da recuperação de nascentes.
Segundo ele, o turismo também segue de mãos dadas com o evento – a proposta é atrair para região experiências que fomentam a indústria do turismo associado à História, levando em conta que o Vale do Café reúne 15 municípios e é repleto de fazendas cafeeiras preservadas. As propriedades funcionam como difusoras da memória nacional e permitem trabalhar a promoção do turismo Histórico e Cultural.
O evento espera reunir novas ideias e propostas para incentivar parcerias nacionais e internacionais que ratifiquem a cultura do café especial na região e ajude na conscientização tão necessária da importância de se recuperar florestas e mananciais, evoluindo para a produção sustentável.
Replanta Vale – Feira de Cafés Especiais e Fórum de Discussões
- Data: 27/11 (quarta-feira)
- Hora: das 9 às 18h
- Local: Fazenda São Luiz da Boa Sorte – Vassouras (RJ) – Rodovia Lúcio Meira, BR-393, Km 210
- Inscrições: No local (somente para Curso de Torrefação)
Programação:
Espaço 1 – Palestras
- 9h30 – Abertura
- 10h30 – Restauração Florestal Associada à Produção do Café – SOS Mata Atlântica – Rafael Bitante
- 11h15 – Sustentabilidade nas Propriedades Rurais – Maurício Ruiz
- 11h45 – A Valorização Regional a partir da Indicação Geográfica no Vale do Café – Sebrae
- 12h30 – Cafeicultura Regenerativa: Desafios e Oportunidades – Universidade de Vassouras – Irenilda Cavalcanti, Sandro Ribeiro e Felipe Brasil
- 13h – Almoço
- 14h – Agroflorestas: uma nova realidade – Monthal Farm – Eleonora Hertal
- 14h45 – Produção de Cafés Especiais no Vale do Café e no Rio de Janeiro – ASCARJ
- 15h45 – Como Empreender diante dos novos desafios: Turismo Rural – – Monthal Farm – Eleonora Hertal
- 16h15 – Preservação e Divulgação da História do Café no Brasil e no Mundo – Museu do Café de Santos – Thâmara Malfatti
- 17h – Encerramento
Espaço 2 – Oficinas
- 11h – Oficina de Barista na Prática (20 alunos) – Five Roster – Emerson Nascimento
- 14h – Produção de Queijos, Cafés e Cachaças – Indústrias Locais – Rodrigo do Vale – Queijos Du Vale
Espaço 3 – Varandas Tulha
- Café Dois Penedos / Cafeína Caparaó
- Café no Chalé
- Madura Coffee
- Café Flô Heliodora
- Café Caramello
- Terra dos Chocolates
- Queijos Du Vale
- Café Vassourense
- Capril do Lago
- Dona Flor
- A Cozinha da Camila
Espaço 4 – Torrefação
- 15h – Torra – Torrefação – Thiago Camilo
- 17h – Classificação e Degustação de Cafés – Prova de Cafés – Thiago Camilo
Programação sujeita a alterações.