Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Desta quinta-feira, dia 27, a domingo, 30 de novembro, o Rio de Janeiro será sede do maior evento presencial de empreendedorismo no mundo: a Feira do Empreendedor. O evento acontecerá no Riocentro, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ), que espera 30 mil pessoas. Serão 144 estandes distribuídos por 21 mil metros quadrados, com oportunidades de negócios para potenciais empreendedores e micro e pequenas empresas, além de palestras, oficinas e consultorias. Uma caravana com empreendedores da região sairá sábado, dia 29, do escritório do Sebrae em Nova Friburgo.
A feira terá espaços temáticos, como o Atendimento Sebrae, destinado a orientar os visitantes sobre gestão, e o Espaço Grandes Empreendimentos. Nessa área, serão apresentadas as oportunidades de negócios quando há a instalação e operação de uma grande obra em um território ou quando empresas menores atuam em um projeto de encadeamento com as grandes, servindo como fornecedora ou compradora. Caso do Projeto Encadeamento Produtivo Gerdau Serralheiros, que garante as presenças de Nova Friburgo e de Cachoeiras de Macacu no mapa de oportunidades exposto na feira.
O espaço terá uma maquete de um galpão de serralheria, produzida como projeto final por alunos do Projeto Serralheiros, no curso em aço carbono promovido pela Gerdau e o Sebrae, no Senai de Friburgo.
No Espaço Turismo, o Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial será o destaque, mostrando exemplos que estimulam o turista através da história em cidades como Nova Friburgo. A feira no Riocentro terá também os Espaços da Moda, de Clínicas e Oficinas Tecnológicas, dos Serviços Financeiros, do Conhecimento, das Oportunidades de Negócios, Sebrae no Pódio, Espaço ALI (Agente Local de Inovação), Porta a Porta, Franquias, Sebrae Beleza, Economia Criativa, Construção Civil, Petróleo, Competitividade e Mercado, e da Sustentabilidade, com gerenciamento de resíduos sólidos com coleta seletiva, eficiência energética e eficiência hídrica.
Já o Espaço Alimentos será dividido em três ambientes: Agronegócios, que contará com consultores, parceiros e técnicos do Sebrae/RJ; Sebrae na Mesa, com restaurante modelo para quem quer abrir negócio no segmento ou já tem um empreendimento; e Padaria Modelo Sebrae, focando a ampliação da competitividade, criação de diferencial no setor, conquista da inovação, lucratividade e gestão justa do negócio.
– A feira reúne todos os projetos do Sebrae. É um espaço onde o empreendedor pode participar de workshops, fazer negócios, conhecer ideias novas e soluções para a sua empresa. Também se apresenta como uma verdadeira escola para quem quer empreender. É uma boa oportunidade de buscar inspirações e alternativas para o seu negócio – explica Cezar Vasquez, diretor-superintendente do Sebrae/RJ.
Entre as novidades da feira está a Sessão de Negócios, onde o empreendedor poderá, a partir de agendamento, sentar em uma mesa com outros 20 empresários e apresentar sua empresa. Pela primeira vez, também, a feira terá o Espaço Comércio Eletrônico, onde empresas como Facebook e UOL auxiliarão na inserção no mundo digital. Também estarão lá desenvolvedores de games para mostrar como podem agregar valor a projetos. Outra novidade é o Ambiente Inovação, onde inventores apresentarão ideias de negócio.
Os empresários que visitarem a feira ainda terão um espaço destinado a resolução de conflitos, com a participação da OAB e do TJ, para que possam tirar dúvidas e resolver os problemas com fornecedores, clientes e funcionários. Estão programados 350 palestras e workshops em várias áreas de atuação, distribuídas em dez auditórios. As inscrições estão abertas no site: feiradoempreendedor.rj.sebrae.com.br.