Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Mais do que artesanato, comidas típicas e outros produtos, a Feira Livre de Córrego da Prata, realizada no último domingo, 14, reuniu histórias e um grande número de talentos locais. O evento foi um espaço de encontro que uniu produtores e visitantes em uma grande celebração. Com mais de 20 expositores, apresentações culturais e atividades recreativas, a feirinha já é considerada um sucesso pelos moradores do distrito.
O evento, que começou cedo, a partir das 6h30 da manhã, foi iniciado com uma caminhada ecológica, que também superou todas as expectativas. Organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer de Carmo, o passeio contou com mais de 100 participantes que caminharam até a famosa Cachoeira da Prata. O programa, além de trazer adrenalina para o evento, também proporcionou um sorteio de prêmios e a entrega de medalhas a todos os integrantes.
Caminhada ecológica reuniu mais de 100 participantes e marcou o início da feira. Fotos: Ana Cláudia Costa.
Após um passeio animado, a feira livre continuou com uma programação movimentada, que reuniu centenas de pessoas durante o dia inteiro. Ao longo da feira, os visitantes puderam assistir a apresentações artísticas, provar comidas típicas, conhecer o rico artesanato local e visitar tendas com uma variedade de produtos.
A Feira reuniu mais de 20 expositores, divididos em tendas de artesanato, comidas típicas e agricultura familiar. Fotos: Paulo Cesar Perrut.
Além de resgatar as potencialidades do distrito, a feirinha também representou uma oportunidade da comunidade expor os seus talentos aos visitantes. A feira contou com shows de artistas locais que também animaram a programação. Estiveram presentes a dupla revelação Ana Bella e Lucas, Vitória Araújo, Lucília, Nicollas Cabral e W. Santos, e Bené. Além disso, uma apresentação infantil, organizada pela professora Luziane Lima, trouxe ainda mais encanto ao evento.
Talentos locais marcaram presença durante o evento e abrilhantaram ainda mais a feirinha. Fotos: Paulo Cesar Perrut.
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Carmo, Paulo Cesar Cordoeiro Perrut, a feira livre de Córrego da Prata foi fruto de um grande planejamento realizado com empenho desde janeiro deste ano. Através de reuniões, parcerias e a criação de um inventário de mapeamento turístico, foi possível identificar as principais riquezas do distrito. Para o secretário, “a comunidade de Córrego da Prata e a Associação de Moradores estão de parabéns por entenderem a mensagem do verdadeiro significado da feira”.
Para a presidente da Associação de Produtores Rurais e Moradores de Córrego da Prata (Aprumcop), Silvia Maria Santos Azevedo, que também esteve à frente do evento, a feirinha distrital foi realizada após muito trabalho e dedicação de membros da associação, expositores, poder público e toda a comunidade. Segundo Silvia, o resultado foi um dia de alegrias que agora está gerando elogios a todos os moradores do distrito. Para ela “a recompensa valeu por todos os dias de esforço e muito trabalho”.
A Feira Livre reuniu centenas de visitantes durante o dia inteiro. Membros da Prefeitura Municipal de Carmo também prestigiaram o evento, como o prefeito Sérgio Soares. Fotos: Paulo Cesar Perrut.
A Feira
A Feira Livre de Córrego da Prata foi organizada pela Prefeitura Municipal de Carmo, através das secretarias de Indústria, Comércio e Turismo; Agricultura; Esporte e Lazer; e Cultura. O evento também contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município, o Sindicato Rural, a Emater e a Associação de Produtores Rurais e Moradores de Córrego da Prata.
Além do apoio da gestão municipal, a feira também contou com a parceria de muitos empreendimentos locais. O evento teve como parceiros e patrocinadores a Life Med; Ouro Prata Alimentos; Drogaria Saúde do Carmo; Mercado J.A; Panificadora Pratense; JFC Imóveis; Marcos V.G Brega; Vilmar do Escritório; Serralheria Bard e Loja Brun&Ber.
Assim como nas feirinhas anteriores realizadas em outras localidades do município, o evento foi planejado de acordo com todos os protocolos de saúde e de vigilância sanitária. Em todo o ambiente da feira foi obrigatório o uso de máscaras e, além disso, os expositores disponibilizaram álcool em gel nas barracas, controlando o atendimento e evitando aglomerações.
Membros da Aprumcop reunidos durante o evento. A equipe também foi responsável pela organização e sucesso da feira. Foto: Reprodução/Internet.
A iniciativa
As Feiras Livres do município do Carmo começaram, inicialmente, no centro da cidade. A feira acontece todos os sábados na Praça Getúlio Vargas, das 8h às 18h. A fim de evidenciar o trabalho de produtores e artistas locais, recentemente a Prefeitura Municipal está levando a feirinha para os distritos e bairros do município.
É importante lembrar que toda essa iniciativa ganhou mais visibilidade e apoio após a Lei Ordinária nº 39, que instituiu a organização das Feiras Livres em todo o território do Carmo. Todos os segmentos que compõem a exposição estão autorizados neste projeto de lei, que foi criado e aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal. A atividade já é considerada um sucesso na cidade e tem recebido elogios por toda a região.