Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Decisão saiu de reunião realizada em Carmo, no último dia 4 de fevereiro
Os prefeitos de Macuco, Carmo, São Sebastião e Cordeiro se reuniram no município de Carmo, no gabinete do prefeito César Ladeira (PT), no dia 4 de fevereiro, para um desdobramento das ações aprovadas durante o Fórum de Desenvolvimento Regional, ocorrido em 1º de dezembro do ano passado, em Macuco, onde foi assinada, por oito prefeituras, a adesão ao consórcio.
Na reunião, foi dada sequência à legalização, tendo como primeira atividade o envio de projetos de lei para as câmaras municipais, para posterior autorização do Poder Legislativo, aprovando a participação dos municípios no projeto.
Ficou definido e aprovado que o prefeito de Macuco, Félix Lengruber (PMDB), será o primeiro presidente do Consórcio de Desenvolvimento Regional, e a sede será em seu município, Macuco.
O prefeito Félix Lengruber ficou satisfeito em ser o porta-voz da união dos municípios e já declarou que é um desafio representar uma região tão rica, que tem um imenso potencial de crescimento em muitas áreas.
Segundo o idealizador do fórum, José Alexandre Almeida, da Trade Assessoria, após essa fase será emitido o CNPJ (cadastro Nacional de pessoa Jurídica) para iniciar o trabalho de captação de recursos e projetos para a região.
O consórcio será multifinalitário, ou seja, tratará de várias áreas como: meio ambiente, mobilidade urbana, turismo, cultura, desenvolvimento social, esporte, serviços como iluminação pública, resíduos sólidos, educação e todas as áreas que possam alavancar o desenvolvimento econômico, social e sustentável da região.
A área da saúde não será abordada neste projeto, uma vez que os prefeitos desejam reativar e fortalecer o Consórcio Intermunicipal da Região Serrana (Cis-Serra) e, para isso, já acontecem reuniões junto ao Governo do Estado com a finalidade de tratar da melhoria da cobertura da saúde.
Em relação ao Consórcio de Desenvolvimento Regional, uma nova reunião com todos os prefeitos será agendada para a criação das câmaras temáticas, onde os secretários e gestores municipais passarão a interagir com ideias e projetos. O objetivo é levantar as demandas da região para dar início à captação de recursos junto aos governos estadual, federal, agências de fomentos e entidades de classe.
A sociedade civil organizada será convidada a participar da elaboração das propostas e projetos e um site do consórcio será criado para que a população também possa contribuir com ideias e sugestões.