Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Nos últimos tempos, a leitura de jornais tem se tornado desagradável, causando verdadeira tortura mental e espiritual, chegando, em alguns casos, a atrapalhar o sono. São sempre notícias semelhantes: inundações e desabamento de terra com inúmeras vítimas humanas, assaltos, homicídios, violências contra a mulheres e crianças, corrupção no governo federal e em várias administrações em diversos pontos do território nacional, dois anos de Covid-19 e, quando a pandemia vai declinando, começa em fevereiro a covarde agressão da Rússia, potência nuclear, contra a Ucrânia, com ataques a alvos civis, destruindo prédios residenciais e consumindo vidas humanas em diversos pontos do país europeu. Procuro ler só a parte esportiva, assim mesmo quando o Flamengo não é derrotado.
Toda quinta feira recebo dois jornais, um do Rio e o nosso Jornal da Região, com notícias de dez municípios de nossa região. Lembrando-me do que, certa vez, a saudosa Profa. Lucinha Farah Noronha disse na Câmara Municipal: “Devemos nos interessar pelo o que ocorre no município, pois é nele que vivemos”. Inicialmente, leio o Jornal da Região, exceto as notícias policiais, começando sempre pelo meu companheiro de página, Celso da Costa Frauches, meu amigo desde 1947, que depois de viver em vários pontos do nosso Brasil, como verdadeiro nômade, retornou para Cantagalo, enriquecendo as páginas do Jornal da Região com seus artigos e a cultura cantagalense com o Instituto Mão de Luva.
Ocorre que a edição nº 1619, de 24 a 30 de março, foi um prazer para os olhos e um deleite para o espírito dos cantagalenses, merecendo ser o objeto desse artigo. Vejamos.
Na primeira página a notícia: “Hospital de Cantagalo poderá passar a fazer novas cirurgias”. Na foto, o Alan R. Barros, com um sorriso otimista, ao lado do Dr. Márcio Barbas, Secretário Municipal de Saúde, agora com uma barba profética, e o Dr. Alexandre Chieppe, Secretário Estadual de Saúde. A notícia diz que o Hospital de Cantagalo procura ser credenciado para realização de cirurgias cardíacas e bariátrica. Se tal acontecer será um grande salto rumo ao futuro. Um dia o Hospital de Cantagalo terá que ser um hospital regional. Meu saudoso pai assim já se manifestava em 1966!
Logo abaixo outra notícia que me encheu de orgulho como médico: “Saúde de Cantagalo em primeiro lugar”. Diz a notícia: “No dia 17 de março, foi divulgado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro o resultado do PREFAPS, ficando em primeiro lugar o município de Cantagalo”. Há um quarto de século trabalho como auditor de saúde na Unimed de Nova Friburgo e vejo, diretamente, o aumento de custo da assistência médica, em alguns anos a inflação na área médica atingiu 32%, dificultando uma boa assistência à saúde.
Perante resultado tão expressivo para a saúde dos cantagalenses, só nos resta parabenizar o governo municipal e, acima de tudo, os funcionários e as equipes do Programa Saúde da Família.
No ponto mais baixo da primeira página a foto de dois jovens amputados segurando nossa bandeira e a notícia: “Cantagalenses são campeões pela seleção brasileira de amputados”. Na página oito, a notícia de que a seleção brasileira de amputados goleou a seleção chilena por 4 a 0, na Colômbia, sagrando-se campeã invicta sul-americana. Nela, dois cantagalenses: Marcos Alexandre e Fabrício Garcia. Parabéns aos dois conterrâneos pelo título e pela superação sobre a amputação; que Deus os proteja sempre!
Ainda na mesma edição: “Circo que tem sede em Euclidelândia é selecionado para projeto de incentivo”. Mais uma vez o nosso simpático 3º distrito se destaca no cenário municipal. Parabéns!
Outra agradável notícia: “Escolas de Cantagalo, Duas Barras e Itaocara terão projetos culturais”. No momento em que a cultura é espezinhada, é importante que os municípios, como unidades federativas constitucionais, salvem a cultura brasileira.
No Informe JR, mais notícias alvissareiras para Cantagalo. Obras municipais, em andamento, que deverão ser inauguradas em 2022: estação ferroviária de Euclidelândia, Centro Cultural Amélia Thomaz, reforma e ampliação do Posto de Saúde Dr. Djalma Dantas de Gusmão, quadra de esportes no bairro Santo Antônio, obras de infra-estrutura e calçamento no Bairro Novo horizonte e a pavimentação de ruas em Boa Sorte.
Como tio, sou suspeito para escrever, mas Guga, como prefeito, é o grande campeão na realização de obras públicas, deixando em cada distrito marcas de sua administração.
A leitura da edição nº. 1619 foi um verdadeiro lenitivo para meu espírito, aumentou meu orgulho por nossa terra natal e dormi feliz e mais tranquilo.
É importante que cada cantagalense não perca o orgulho por essa terra maravilhosa que nos serviu de berço, que vive sob a proteção da Eucaristia, para que seja garantido às futuras gerações vida tranquila e promissora.
Júlio Carvalho é médico, ex-vereador e ex-provedor do Hospital de Cantagalo, e atualmente é auditor da Unimed de Nova Friburgo.