Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Com o avanço da vacinação e os números positivos relacionados à Covid-19, uma antiga tradição de Nova Friburgo – que já durava 55 anos consecutivos – poderá, enfim, ser retomada após um ano parada devido à pandemia. Trata-se das Folias de Reis, festival que prossegue até o dia 23 de janeiro, com diversas atividades.
Com a conclusão dos trabalhos no presépio de Conselheiro Paulino, localizado na Praça Lafayette Bravo Filho, no centro do distrito, a abertura oficial das Folias de Reis está programada para começar às 22h do dia 24 de dezembro (sexta-feira).
Antes mesmo da abertura oficial, três jornadas de Folias de Reis (Amparo, Jardinlândia e Floresta) já se apresentaram na Praça Dermeval Barbosa Moreira, ao lado do Centro de Turismo – onde atualmente funciona a Casa do Papai Noel.
Já na abertura oficial, a partir das 22h do dia 24 de dezembro, haverá apresentação de uma jornada de Folia de Reis no presépio de Conselheiro Paulino anunciando a chegada de Jesus Cristo. À meia-noite se apresenta outra jornada, esta fazendo o nascimento do Menino Jesus.
Além disso, durante todos os sábados haverá apresentações de Folias de Reis. O encerramento das Folias de Reis se dará no dia 23 de janeiro de 2022, quando está programada uma grande apresentação com jornadas de Folias de Reis de Nova Friburgo e região.
Tradicional e folclórica, a Folia de Reis é considerada Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e Nova Friburgo é uma das cidades com o maior número de grupos em todo o território fluminense.