Teatro, poesias, leitura e ação presentes no ‘Festival literário Energia para Ler’ em Trajano de Moraes

Com o tema “Dias que não deixaremos para trás”, o festival, que começou no dia 09 de agosto, atraiu centenas de crianças à Praça Nilo Peçanha, no Centro de Trajano de Moraes. O evento contou com a presença do prefeito Rodrigo Viana, do vice Matias Mendes e do secretário municipal de Cultura, Weber José Gomes e da equipe de governo. Esta edição tem como eixo temático a sustentabilidade e o empreendedorismo nas apresentações sem perder o mundo mágico da literatura.

As novidades desta temporada são que, além da vasta programação, o público tem o espaço “Leitura é bom e eu gosto”, onde acontecem as apresentações, a “Bebeteca”, um local com livros para crianças até 3 anos e o Espaço Gourmet com saborosas iguarias. O produtor executivo Flávio e Rodrigo explica que o projeto Energia para Ler vai acontecer em uma escala de cinco dias corridos e também promoverá os artistas locais.

 

 

Ele terá ainda personalidades do cenário artístico nacional como o ator Ricky Tavares que está no ar na novela Além da Ilusão, da TV Globo; os ginastas Daniele e Diego Hypólito, além da atriz e cantora Letícia Soares, vencedora do 7º Prêmio Cesgranrio de Teatro na categoria ‘melhor atriz em teatro musical’ por ‘A Cor Púrpura’”, explicou o produtor executivo, Flávio Valadares.

O Simpósio de Educação e Cultura encerra a programação com a distribuição de kits literários para alunos e professores da rede municipal no último dia do evento. “O Simpósio fecha a programação com chave de ouro, porque vamos discutir a implementação de políticas públicas para fomento à formação do leitor em cada cidade. Será um momento de troca e a nossa busca é incentivar os profissionais da educação a despertarem o amor e o gosto da leitura nos alunos desde cedo”, garante Flávio.

 

 

O tradicional concurso “Luzes da Cidade”, que premia alunos da rede pública, vai comemorar o bicentenário da independência do Brasil, além de enaltecer a sustentabilidade e o empreendedorismo. Os interessados devem se inscrever nas três modalidades: desenho (o livro que mais amei), poesia (eu cuido do meio ambiente) e audiovisual (economia circular: mãos que transformam), através do site do projeto www.energiaparaler.com.br que tem três eixos: leitura, sustentabilidade e cidadania.

Os vencedores dos melhores projetos serão premiados com bicicletas, tablets, livros e celulares. O Energia para Ler é uma realização da Produtora Motivos Produções com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Empresa Enel.

 

 

Fotos: Daniel Ignácio

Ver anterior

Macuco, a “Capital do Leite”

Ver próximo

Parceria entre Prefeitura e Cooperativa de Macuco

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!